Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ECONOMIA

Banco Central reduz taxa de juros em 0,5 ponto percentual

Decisão de baixar a Selic para 11,75% foi anunciada nesta quarta-feira (13)

Por Redação SDI
13/12/2023

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, baixando-a de 12,25% para 11,75% ao ano. 

Esta é a quarta vez consecutiva que a taxa sofre redução.

A decisão do Copom, tomada de forma unânime, reflete uma avaliação de um cenário externo menos adverso do que o observado na reunião anterior, no início de novembro. 

De acordo com o Banco Central, houve diminuição nas taxas de longo prazo nos Estados Unidos e indícios iniciais de desaceleração da inflação. 

No Brasil, o conjunto de indicadores econômicos aponta para uma desaceleração da economia, um cenário já previsto pelo Copom, com a inflação ao consumidor seguindo uma trajetória de desinflação.

Apesar disso, o Copom ainda vê riscos para a inflação, incluindo a possibilidade de persistência das pressões inflacionárias globais e a resiliência na inflação de serviços. 

O Comitê também indicou que, se o cenário atual se mantiver, continuará com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. O objetivo é garantir que o processo de desinflação se consolide e que as expectativas de inflação se mantenham alinhadas com as metas, atualmente fixadas em 3,25% para 2023.

O mercado financeiro já esperava essa redução de 0,5 ponto percentual. 

O que muda?

Com juros mais baixos, o crédito tende a ficar mais acessível, estimulando o consumo. 

Isso tem um impacto positivo nas taxas cobradas por bancos e lojas, beneficiando o orçamento das famílias e impulsionando a economia. 

A redução dos juros também pode estimular a geração de empregos, uma vez que custos operacionais mais baixos incentivam investimentos e contratações por parte das empresas.

Especialistas acreditam que o foco do Banco Central continua sendo a redução da inflação. Economistas concordam que o ritmo de queda dos juros deve se manter estável, considerando as incertezas fiscais e as expectativas de inflação ainda acima da meta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também:

Mais de 37 milhões de pessoas estão em áreas que podem ser afetadas por inundações nos próximos dias
Categoria cogita paralisação após proposta de reajuste de 1% para 2024
Vazamento na mangueira do exaustor do aquecimento de água é apontado como provável causa do incidente
Entre as diversas mudanças anunciadas, está o novo limite de renda para a declaração e a tabela de imposto progressivo
Pagamento inicia a partir do dia 15 de fevereiro para trabalhadores que recebem cerca de dois salários mínimos de remuneração mensal
Um terço das pessoas com mais de 60 anos está utilizando suas economias acumuladas durante a vida