ECONOMIA
Maioria dos consumidores prefere marcas comprometidas com ESG, mostra pesquisa
Por Redação SDI
20/11/2023
Em um cenário onde as preocupações com as mudanças climáticas permeiam o cotidiano, a adesão das marcas a práticas ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social and Governance), conhecida como ESG, se tornou um fator crucial nas decisões de compra, revela o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 da Kantar.
O estudo, que abrangeu 33 países e envolveu 26 mil consumidores, indica que mais da metade da população deixa de adquirir produtos de marcas que não investem em sustentabilidade.
Comportamento dos brasileiros
No Brasil, dos mil entrevistados, 56% afirmaram ter interrompido a compra de produtos de empresas que negligenciam a sustentabilidade.
O levantamento também destaca que 63% dos brasileiros buscam ativamente marcas com histórico ativo em ações pró-ESG.
Além disso, a pesquisa ressalta a crescente atenção dos consumidores ao “greenwashing”, prática em que empresas se autodeclaram sustentáveis sem efetivamente adotar medidas condizentes.
Mais da metade dos entrevistados considera enganosas as ações de ESG de empresas que adotam essa prática.
Setores como redes sociais, carne e produtos à base de carne, e roupas e calçados foram identificados como os que apresentam piores práticas de divulgação de informações incorretas sobre suas ações ESG, segundo a perspectiva global.
No Brasil, os setores de carnes, produtos à base de carne, skin care, fast food e restaurantes lideram nesse aspecto negativo, segundo 65% dos entrevistados.