MUNDO
ONU convoca sessão de emergência sobre Gaza para esta terça
Por Redação SDI
11/12/2023
A Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) convocou uma sessão de emergência para esta terça-feira (12) para discutir a situação na Faixa de Gaza.
A reunião foi agendada após o veto dos Estados Unidos a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia um cessar-fogo humanitário na região.
A convocação para retomar a sessão foi feita pelo presidente da Assembleia-Geral, Dennis Francis, junto aos representantes do Egito e da Mauritânia.
Eles invocaram a resolução 377 da ONU, conhecida como “Unidos pela Paz”, que permite à Assembleia-Geral fazer recomendações quando o Conselho de Segurança não consegue agir para manter a paz e a segurança internacionais.
A carta conjunta ressalta a deterioração da situação em territórios palestinos, incluindo Jerusalém Oriental e, especialmente, na Faixa de Gaza, destacando graves violações do direito internacional, humanitário e de direitos humanos.
A reunião está programada para ocorrer às 17h00 (horário de Brasília).
Estados Unidos contra
O veto dos EUA à resolução da ONU sobre um cessar-fogo imediato em Gaza veio em um momento de elevado número de mortes desde o início do conflito.
A resolução, apoiada por 13 países e abstida pelo Reino Unido, foi inicialmente proposta pelos Emirados Árabes Unidos e pedia por um cessar-fogo humanitário imediato, libertação incondicional de reféns e garantia de acesso humanitário.
A proposta teve o apoio de pelo menos outros 97 países.
A votação de sexta-feira (08) aconteceu após uma rara invocação do Artigo 99 pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que permite convocar uma reunião do Conselho de Segurança sobre questões ameaçadoras à paz e segurança internacionais.
Esta medida, que demonstra uma ação decisiva, não era utilizada desde 1989.