Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como financiar um apartamento? 8 atitudes que todo especialista recomenda

Homem e mulher sentados com um tablet na mão conversando sobre como financiar um apartamento

Seja para realizar o sonho da casa própria ou para usar um imóvel como fonte de renda, tem muita gente preocupada em conseguir aprovar o crédito para financiar um apartamento. Até porque, não são raros os casos em que, mesmo com toda a papelada em mãos, o financiamento não é liberado.

A verdade é que não basta ter um salário compatível com o valor do apartamento que se quer comprar. Além da comprovação de renda, os bancos e financeiras usam outros critérios para decidir se farão ou não o financiamento.

Um desses critérios pode ser o score de crédito, e muita gente se pergunta se há uma pontuação mínima para conseguir o financiamento. A resposta definitiva é que esse número não existe, porque o score é apenas um dos itens avaliados.

Portanto, para ajudar quem quer melhorar as chances de conseguir financiar um apartamento, separamos oito conselhos valiosos que todo especialista em crédito recomenda.

Confira como está o seu CPF

Em primeiro lugar, saiba que estar negativado é um dos pontos que pode gerar bastante dificuldade para conseguir financiar um apartamento. Por isso, é importante checar se existe alguma restrição ou apontamento no seu nome. 

Você pode consultar seu CPF de graça e sem sair de casa. CONSULTE AGORA O CPF

Abra o Cadastro Positivo antes de financiar um apartamento

Ter um bom histórico de crédito é fundamental para financiar um apartamento com melhores condições. Assim, fazer o seu Cadastro Positivo e pagar as contas sempre em dia, pode ajudar a obter o financiamento. 

Para fazer o cadastro positivo é muito simples. Basta entrar no site do Serasa, preencher os dados e fornecer fotos dos seus documentos.

Escolha um banco em que você já tem conta

Este ponto é fundamental para ter um bom relacionamento: quanto mais tempo você for cliente do banco, maior o histórico de crédito que você tem com ele. 

Assim, a instituição saberá quanto dinheiro circulou na sua conta e poderá avaliar melhor seu potencial para pagar o financiamento.

Receba seus pagamentos na conta

Tanto para quem tem carteira assinada como para os autônomos, essa é uma recomendação importante. Ter uma conta-salário ou depositar todo o dinheiro que se ganha no banco ajuda na avaliação do banco.

Além disso, você poderá usar o extrato de movimentação da sua conta para comprovar a renda dos últimos meses. Assim, ficará mais fácil demonstrar o seu orçamento.

Confira o seu score

Entre os vários critérios que bancos e financeiras podem ou não usar para aprovar um financiamento está o score. Deste modo, um bom conselho é consultar seu score antes de pedir o financiamento.

Assim, você mesmo pode verificar qual é a sua pontuação e o que pode fazer para aumentar o seu score. Você pode até usar o seu score como argumentação para melhorar as condições oferecidas pelo banco.

Reúna a documentação para financiar um apartamento

Uma vez definido qual é o melhor modelo de financiamento para o seu caso, você precisará apresentar sua documentação pessoal como:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de endereço
  • Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de renda

Este último você deve levantar via declaração de Imposto de Renda, holerite de pagamento, decore para quem não tem carteira assinada ou extrato bancário.

Também é necessário apresentar as documentações do imóvel, que são semelhantes para novos e usados, sendo basicamente as seguintes:

  • Registro de título de propriedade
  • Certidão negativa de ônus reais
  • Certidão negativa de IPTU
  • Alvará ou “habite-se”, entre outras

Depois de vencer a burocracia, basta aguardar o banco analisar toda essa documentação e responder se concede ou não o financiamento, o que pode levar algum tempo.

Se tiver empresa, regularize

Esta recomendação é principalmente para os trabalhadores autônomos. Deixar a informalidade e se tornar um MEI (Microempreendedor Individual) te ajuda na análise de crédito. 

Além disso, você também passará a ter benefícios como aposentadoria e auxílio doença.

Consulte um especialista antes de financiar o apartamento

Antes de tomar qualquer decisão, é importante consultar quem entende do assunto. Portanto, é recomendável que você busque um profissional de crédito para te auxiliar na escolha da melhor solução para o seu caso.

Na Venko, o foco é na assessoria personalizada, 100% disponível para atender você do início ao fim do processo.

Para agendar uma assessoria gratuita com a Venko e entender qual é a melhor solução para você financiar um apartamento, basta fazer a sua simulação de financiamento clicando aqui.

Compartilhe:

Veja Mais:

Sonha em ter uma vida tranquila e viver de renda sem precisar trabalhar? Conheça a maneira mais econômica que existe para alcançar esse objetivo.
As eleições se aproximam e independente de quem sentar no trono presidencial, o cenário econômico que vem se desenhando para 2019 não é muito favorável, e isso de acordo com...
Em alguma roda de conversa sobre finanças, você certamente já ouviu alguém falando que uma dívida prescreve, ou então que “caduca”, em cinco anos mesmo que você nunca a pague....
Comprar uma casa, apartamento, ou mesmo um imóvel para servir de sala comercial ou centro de operações para uma empresa é o sonho de muita gente. Dentro das opções de...
Saber o que analisar ao fechar um contrato de consórcio evita que você assuma riscos desnecessários em contratos nebulosos, ou mesmo faça um mau negócio por falta de entendimento sobre o que...
Você já ouviu falar na metodologia do comportamento financeiro DSOP? É uma estratégia completamente diferente das fórmulas tradicionais de Educação Financeira, porque foi desenvolvida por um pós-doutor a partir de...