Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como conseguir crédito imobiliário: 5 recomendações de especialistas

Se você está procurando saber como conseguir aprovar um crédito imobiliário com rapidez, veio ao lugar certo. Afinal, ninguém gostaria de passar pela frustração de ter o crédito negado e ver essa realização ir pelo ralo, não é mesmo?

Sabemos que, com as inúmeras barreiras que podem surgir, a jornada rumo à compra de um imóvel pode parecer complicada. É preciso preencher uma série de requisitos, pois os bancos querem saber sobre a sua renda, score, além de toda a documentação exigida.

É por isso que nós reunimos 5 recomendações de especialistas do mercado imobiliário para você conseguir aprovar o crédito para investir em um imóvel de forma descomplicada e sem estresse. Vem ver!

1. Busque o crédito antes do imóvel

Diferente do que a maioria das pessoas imagina, não é preciso escolher o imóvel para só então pedir a aprovação do crédito.

Muitas vezes, o comprador deixa para se preocupar com o financiamento somente depois de escolher o imóvel e ter a proposta aprovada pelo vendedor. Isso geralmente ocorre por falta de orientação dos profissionais envolvidos na venda do imóvel.

A realidade é que esse é o pior momento para quem busca o financiamento imobiliário por um simples motivo: tempo. Se houver qualquer ajuste necessário na documentação, isso pode atrasar o processo.

Ou seja, assim que decidir que chegou a hora de comprar um imóvel, você já pode dar início a aprovação do crédito – em paralelo com as primeiras visitas. 

E quanto tempo leva para aprovar? Segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), toda a fase da liberação de crédito dura, em média, 40 dias.

Agora, você pode estar se perguntando: mas e se eu não quiser comprar o imóvel naquele momento? Mesmo nesses casos, você não sai perdendo por isso, e pode tomar sua decisão com tranquilidade quando estiver pronto.

Em outras palavras, você não perde nada ao buscar crédito imobiliário cedo. No máximo, o que vai acontecer é uma consulta ao seu score. Pedir ou não o crédito naquele momento fica a seu critério.

2. Limpe todas as pendências

Entre os principais obstáculos para conseguir crédito imobiliário está a restrição no nome, como por exemplo:

  1. ter o CPF no cadastro de negativados;
  2. ter dívidas em protesto.

A verdade é que o banco não vai liberar crédito se você tiver uma restrição, com algumas exceções, como no caso do home equity. Portanto, o primeiro passo, antes de entrar com o pedido de aprovação de crédito é verificar se há restrições em seu nome.

Como renegociar dívidas

Caso você tenha dívidas, a orientação é renegociá-las, porém, não a qualquer custo. A Metodologia do Comportamento Financeiro DSOP ensina que, antes de iniciar uma renegociação, é preciso prever as parcelas no orçamento.

Ou seja, você precisa garantir que vai conseguir arcar com essa renegociação e pagar as prestações até o fim. Para isso, é importante fazer um cálculo de quanto você consegue pagar por mês dessa dívida e refazer o orçamento financeiro incluindo essa prestação.

Mas atenção: seja fiel ao cálculo que você fez e não aceite acordos que estejam acima do planejado. Portanto, aqui a regra é clara: organize seu orçamento e quite suas dívidas antes de dar o próximo passo.

Uma vez que você aceite os termos da renegociação, seu nome é retirado dos cadastros de negativados, então, é hora de se preocupar com a documentação.

3. Organize os documentos e comprove renda

Todos os financiamentos bancários passam pela análise de renda. Sendo assim, caso sua renda seja formal, registrada em folha de pagamento, essa comprovação é muito simples.

Por outro lado, se você executa um trabalho autônomo, o processo para conseguir crédito imobiliário é um pouco mais complexo, pois, como sua renda variável, possivelmente haverá necessidade de apresentar sua movimentação bancária.

Nesse ponto, tenha em mente que esse processo pode ser facilitado se você já tiver um relacionamento com o banco em questão. 

Ainda assim, antes de procurar a instituição financeira, tenha organizado todos os documentos, como:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de endereço
  • Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de renda

Este último você deve levantar via declaração de Imposto de Renda, holerite de pagamento, decore para quem não tem carteira assinada ou extrato bancário.

Documentação do imóvel

Se você já tem o imóvel escolhido, a orientação é correr atrás da documentação desse bem. Entre os documentos que os bancos solicitam:

  • Registro de título de propriedade
  • Certidão negativa de ônus reais
  • Certidão negativa de IPTU
  • Alvará ou “habite-se”, entre outras

Depois de vencer a burocracia, basta aguardar o banco analisar toda essa documentação e responder se concede ou não o financiamento.

E lembre-se: antes de solicitar o crédito, se programe para investir o maior valor que conseguir para a entrada deste imóvel. Assim você consegue reduzir os juros e parcelas. 

Como conseguir crédito imobiliário com carta de aprovação

Para facilitar a liberação do financiamento, uma ótima recomendação é se antecipar e contar com uma carta de aprovação de crédito na hora da negociação. Este é mais um motivo para você buscar recursos cedo para conseguir comprar seu imóvel.

A carta de crédito é um instrumento emitido por uma instituição financeira que atesta a aprovação antecipada de um empréstimo destinado à aquisição de um imóvel. Ela contém detalhes cruciais, como:

  • O montante máximo do crédito concedido 
  • Os termos pré-aprovados de pagamento 
  • Taxas de juros
  • Prazos e outras informações pertinentes.

Ao apresentar essa carta, os compradores demonstram ao vendedor ou ao corretor imobiliário sua intenção e capacidade financeira para financiar a transação. Isso aprimora a confiabilidade e a segurança do processo de compra de imóveis para ambas as partes.

Esse documento é uma prova direta do seu poder de compra. Logo, ter ele em mãos desde o início é uma estratégia inteligente para garantir condições mais vantajosas, mostrando que você possui os recursos necessários e tem verdadeiro interesse nessa aquisição.

4. Entenda a matemática da aprovação do crédito

Para entender como conseguir crédito imobiliário, você precisa compreender de que maneira os financiamentos são liberados, inclusive, como são feitos os cálculos. Basicamente, o principal elemento desse cálculo é o seu score de crédito.

Essa ferramenta não só avalia o perfil do cliente, mas também prevê possíveis inadimplências nos próximos 12 meses. Sendo assim, quanto melhor a pontuação, menor o risco de atrasos no pagamento, e, portanto, maior a chance de aprovação do crédito.

Mas não é só isso. Essa avaliação não exclui os bons pagadores que, por algum motivo, atrasam o pagamento por alguns dias. É por isso que é fundamental você acompanhar o seu score mensalmente e avaliar quando é o melhor momento para solicitar o crédito.

Além disso, tenha em mente que você não pode comprometer mais do que 30% da sua renda nas prestações desse financiamento. Portanto, as instituições financeiras vão cruzar as informações do seu score com a sua renda, sempre considerando esse percentual.

Quer um bom conselho? Faça você mesmo esse cálculo antes de procurar o banco. A orientação aqui é se preparar ao máximo e reunir todas as informações e documentações antes de solicitar o crédito.

Se você sente alguma insegurança para buscar esse financiamento, a próxima recomendação é para você.

5. Como conseguir crédito imobiliário com especialistas

Se você não tem conhecimento sobre o mercado imobiliário e não tem experiência na aquisição de crédito, é altamente recomendável que busque auxílio profissional, de preferência, com profissionais especializados em crédito imobiliário. 

Afinal, você não gostaria de despender tempo e energia em algo sem ter certeza de que está no caminho certo, não é mesmo? 

Sendo assim, o melhor a fazer nesse momento é procurar empresas sérias, que vão te ajudar nessa aquisição. E lembre-se de pesquisar depoimentos nas redes sociais, Google e Reclame Aqui antes de contratar.

O Grupo Redesul é composto por três empresas, entre elas, a Venko é especializada em crédito imobiliário e tem assessores especializados que podem ajudar você nessa empreitada. 

Para isso, basta clicar aqui para agendar uma assessoria gratuita agora mesmo.

Compartilhe:

Veja Mais:

Saber o que analisar ao fechar um contrato de consórcio evita que você assuma riscos desnecessários em contratos nebulosos, ou mesmo faça um mau negócio por falta de entendimento sobre o que...
Veja como construir independência financeira em passos simples,
Conseguir crédito para investir em empresas hoje em dia não é tarefa fácil, principalmente para pequenos e médios empreendimentos. Com tantas dificuldades, os empresários estão à procura de soluções mais...
Se você gerencia uma empresa que utiliza frota de veículos, provavelmente se preocupa com soluções de crédito para fazer a renovação dos automóveis ou mesmo ampliar a frota sem endividar...
Comprar uma casa, apartamento, ou mesmo um imóvel para servir de sala comercial ou centro de operações para uma empresa é o sonho de muita gente. Dentro das opções de...
Receber um novo membro na família exige muita preparação, e é nesse momento em que o PLANEJAMENTO começa a assumir novos aspectos no dia a dia do casal. Ter as...