Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

É vantajoso fazer portabilidade de financiamento imobiliário?

Homem sentado à mesa de escritório calculando se vale a pena fazer portabilidade de financiamento imobiliário

Você sabia que a portabilidade de financiamento imobiliário pode trazer benefícios para a sua vida financeira? Se bem planejada, essa estratégia tem o poder de reduzir os custos das suas prestações, assim, você economiza nas despesas mensais. 

Seja um imóvel próprio ou um bem da sua empresa, você pode transferir a dívida para outra instituição financeira que ofereça condições mais vantajosas. Isso significa que você terá a possibilidade de escolher taxas de juros e formas de pagamento mais atrativas.

Afinal, o Código de Defesa do Consumidor garante essa troca caso você encontre um banco com melhores condições. Ainda assim, é importante ter atenção aos detalhes do processo e analisar cuidadosamente todas as despesas envolvidas. 

Nesse sentido, a Sala do Investidor traz um levantamento sobre o que é portabilidade de financiamento imobiliário, vantagens e desvantagens, custos, como e onde pedir. Leia e descubra tudo sobre essa estratégia.

O que é portabilidade de financiamento imobiliário?

A portabilidade de financiamento imobiliário é um recurso financeiro que tem ganhado destaque no mercado imobiliário nos últimos anos. Trata-se da possibilidade de transferir um contrato de financiamento de uma instituição financeira para outra.

Imagine que você tenha contratado um financiamento em um determinado banco. Agora, você pesquisou e descobriu que outra instituição tem juros mais baixos e condições de pagamento mais atrativas.

Você tem todo o direito de transferir esse financiamento, porém, é preciso considerar que essa troca não mudará os termos em si. O contrato de financiamento permanece o mesmo, porém sob a administração do novo banco.

Vantagens e desvantagens

Com a portabilidade, além de negociar melhores taxas de juros, você pode aumentar o tempo de pagamento e, assim, reduzir o valor das prestações do financiamento. Dependendo das suas necessidades, esta pode ser uma grande vantagem. 

Por outro lado, as despesas envolvidas nesse processo podem ser uma desvantagem. Portanto, é preciso ponderar sobre as potenciais economias que a portabilidade pode proporcionar ao longo do tempo. 

Ou seja, se não colocar tudo na ponta do lápis, é possível que você troque seis por meia dúzia ou, pior, que tenha prejuízo. Sendo assim, antes de tomar qualquer decisão, tenha cautela e avalie as condições oferecidas pelas instituições financeiras. 

Você deve comparar taxas de juros, prazos e formas de amortização das prestações para garantir que a portabilidade seja realmente vantajosa para você. Mas quais são esses custos? Veremos.

Custos

Como você viu, é preciso calcular as despesas que você terá se optar em fazer a portabilidade do seu financiamento imobiliário. Vamos citar três das principais:

  • Custos de vistoria do imóvel: depende do imóvel e localidade, mas costuma variar entre R$ 80 e R$ 1.500
  • Averbação no cartório: depende do cartório, do valor do imóvel e da área construída, portanto, consulte o cartório que você pretende utilizar e faça uma simulação 
  • Alteração do credor: o novo banco credor pode exigir despesas extras. Tenha atenção a isso

Com esse conhecimento, talvez agora você queira dar um passo adiante e entender como aderir a esse tipo de transferência de saldo de devedor. Explicamos melhor a seguir.

Como pedir portabilidade de financiamento imobiliário?

Para solicitar a portabilidade do seu financiamento imobiliário, em primeiro lugar, você já sabe que deve pesquisar as instituições financeiras que oferecem condições melhores que o seu contrato atual, certo?

Uma vez que você tenha encontrado esses benefícios, o que você deve fazer é entrar em contato com o banco escolhido e manifestar o seu interesse em fazer a transferência do seu financiamento. 

Sendo assim, a instituição vai solicitar informações e documentos necessários para dar continuidade ao processo. Então, o próximo passo é analisar a contraproposta do seu banco atual, afinal, ele não quer perder você como cliente.

Caso decida prosseguir com a portabilidade, o banco escolhido irá analisar as condições e informações do seu financiamento atual. Em seguida, será necessário fornecer os documentos solicitados para efetivar a transferência da dívida.

É importante lembrar que a portabilidade de financiamento imobiliário é um direito do mutuário e a instituição financeira original não pode negar essa solicitação, desde que todas as regras e exigências do Banco Central sejam atendidas.

Ao seguir esses passos e contar com o suporte de profissionais especializados, você poderá realizar a portabilidade do seu financiamento imobiliário de forma tranquila e segura, buscando melhores condições para aliviar as suas finanças.

Qual o melhor banco para fazer portabilidade de financiamento imobiliário?

Casal feliz fechando contrato de portabilidade de financiamento

Agora que você conheceu as vantagens de fazer a transferência do seu financiamento, é possível que tenha curiosidade em saber qual é o melhor banco para fazer essa portabilidade.

A verdade é que não existe uma resposta única para esta questão. Isso porque a escolha vai depender das necessidades e preferências individuais de cada pessoa. No entanto, existem alguns aspectos importantes a serem considerados.

Primeiramente, é fundamental avaliar as condições oferecidas pelos bancos, como:

  • Prazos
  • Taxas de juros
  • Formas de amortização 
  • E outros benefícios adicionais

Além disso, é interessante pesquisar a reputação e solidez da instituição financeira.

Sendo assim, verifique o histórico dos bancos no mercado e busque recomendações e opiniões de outros clientes para ter uma ideia da qualidade dos serviços oferecidos.

Outro fator a ser considerado é a relação prévia com o banco. Se você já possui um relacionamento consolidado com uma determinada instituição, pode ser vantajoso buscar a portabilidade dentro deste banco.

A Venko está aqui para ajudar você a encontrar as melhores taxas de acordo com o seu perfil, pois atua com diversos bancos e instituições financeiras. Por isso, os profissionais da Venko estão prontos para auxiliar você no processo de portabilidade de financiamento imobiliário.

Se você está em busca de condições mais favoráveis, economia e tranquilidade financeira, faça uma simulação de financiamento imobiliário com a Venko agora mesmo!

Compartilhe:

Veja Mais:

A valorização do Dólar sobre o Real tira o sono de muitos investidores brasileiros. Por outro lado, quem mora nos Estados Unidos tem a oportunidade de usar essa condição a...
O dinheiro físico é cada vez menos utilizado nas compras do dia a dia, inclusive andar com uma grande quantia na carteira é até mesmo desaconselhado, especialmente em grandes centros...
Tem muito brasileiro terminando o mês sem qualquer reserva financeira e até com o nome no vermelho. A última pesquisa sobre o assunto divulgada pelo SPC Brasil mostra que em...
Por sua facilidade e custo benefício, o consórcio é uma das formas de compra programada que mais compensam a longo prazo e cada vez mais apontam um investimento planejado, oportunizando...
Segundo indicador divulgado pelo Sebrae, um terço dos negócios fecham as portas antes de completarem dois anos e um dos principais causadores dessa quebradeira é a falta de preparo e...
Se você tem dívidas e anda preocupado pensando em como quitá-las, saiba que você não é a única pessoa a passar por essa situação. Segundo uma pesquisa na Confederação Nacional...