Se você vem buscando informações para entender se fazer um consórcio pode ou não ser vantajoso para sua empresa, chegou ao lugar certo. Esse sistema registra recordes no número de adesões mês após mês, mesmo em momentos de crise e estagnação da economia.
Atualmente, mais de 1 milhão de empresas estão se beneficiando desse sistema para se autofinanciar e realizar os mais diversos objetivos de maneira barata e sem complicação. Se você está pesquisando alternativas mais acessíveis que empréstimos e financiamentos para investir na sua empresa, aqui você vai encontrar 8 vantagens incontestáveis que o consórcio apresenta para qualquer empreendimento. Acompanhe!
Como funciona o consórcio
Antes de prosseguirmos, é preciso reforçar o conceito do consórcio e como ele funciona para aqueles que ainda não estão familiarizados com o produto.
Um consórcio nada mais é do que a reunião de pessoas físicas ou jurídicas que se comprometem com o pagamento de recursos financeiros mensais para a compra de um bem ou serviço até o final da vigência do contrato. Isso garante a elas o acesso a crédito sem que precisem pagar juros.
Trata-se de um produto financeiro colaborativo, onde interesses de consumo compartilhados por alguns indivíduos levam à criação de grupos específicos como veículos, serviços e imóveis e cada um dos membros se compromete com o pagamento mensal durante períodos que variam do curto ao médio prazo, a depender do bem pretendido. Para ter acesso a esses recursos, são realizados sorteios mensais, isso significa que você pode ser sorteado em qualquer mês enquanto durar o grupo.
Entretanto, é importante ressaltar que não há necessidade de aguardar os sorteios e depender apenas da sorte para ser contemplado. Normalmente, empresa têm mais pressa para usar o crédito e, por isso, muitas optam pela estratégia dos lances, que nada mais é do que a antecipação do pagamento de algumas mensalidades para o grupo. Também existe a possibilidade de adquirir um consórcio já contemplado e utilizar o crédito sem demora, conforme ampara a lei do consórcio. Nós detalhamos melhor essas estratégias mais adiante.
Depois da contemplação, a empresa tem a opção de utilizar os recursos da sua carta de crédito para a compra do bem ou serviço estipulado em contrato, com poder de compra à vista. Esse crédito pode ser utilizado para muitos fins, desde compra de máquinas e equipamentos; aquisição, reforma ou construção de sede própria; renovação de frota ou ainda para levantar capital de giro.
8 vantagens de fazer um consórcio
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento dos consórcios e sobre o seu conceito, é hora de entender as vantagens que fazem com que essa modalidade de aquisição de crédito se torne cada vez mais procurada entre empresários. Confira:
1 – Planejamento
Consórcios permitem adquirir bens e serviços e construir um patrimônio mais sólido de maneira mais ordeira e controlada. Embora existam maneiras muito utilizadas para levantar o crédito rapidamente, fazer consórcio para estabelecer um plano de crescimento em médio prazo também apresenta muitas vantagens, porque garante que a empresa não pare de crescer e desenvolver.
2 – Planos flexíveis
Funcionando como uma espécie de parcelamento planejado, uma outra grande vantagem do consórcio está na flexibilidade que o contratante possui para ajustar prazos e valores com sua capacidade de investimento. Antes mesmo da contratação, o interessado poderá simular os valores que deseja, o prazo de pagamento, o tempo previsto para a aquisição do crédito e o valor das parcelas.
Ou seja, tudo é estruturado de uma maneira que cabe no bolso, sem surpresas, garantindo o comprometimento financeiro correto aliado à sua realidade e promovendo uma compra responsável e, principalmente, sustentável.
Além disso, o consórcio também é flexível porque as empresas conseguem investir no setor que quiserem sem pagar juros.
3 – Ausência de juros
Consórcios não possuem juros, apenas uma taxa de administração que é cobrada pelo serviço de gestão do grupo e que é diluída nas parcelas mensais. Para se ter uma ideia, o valor dessa taxa costuma ser 10 vezes inferior aos juros de empréstimos, financiamentos ou cheque especial, por exemplo.
Essa é uma das principais vantagens dos consórcios frente aos altos juros dessas outras modalidades de crédito.
4 – Aumento do poder de barganha com compras à vista
A carta de crédito contemplada confere ao seu portador o mesmo poder de barganha das compras realizadas à vista. Esse fato possibilita encontrar oportunidades de compra mais vantajosas por meio da negociação de pagamento à vista junto a fornecedores e vendedores dos produtos e serviços desejados.
5 – É possível conseguir crédito sem juros rapidamente
Como comentamos, existe outra forma de contemplação além do sorteio mensal. É possível obter a carta de crédito antes do fim da vigência do consórcio por meio da oferta de lances. Esses lances são a antecipações do pagamento de algumas parcelas para o grupo e, caso seja a maior oferta do mês, o vencedor tem o direito a acessar a carta de crédito.
Você pode ofertar esses lances com recursos próprios ou utilizando um percentual da sua própria carta de crédito para ser contemplado rapidamente.
Nós explicamos melhor a estratégia dos lances neste vídeo:
Além dos lances, sua empresa pode adquirir um consórcio já contemplado para levantar dinheiro rapidamente. Basta que você adquira um consórcio que já tenha passado pelo processo de contemplação, cujo valor seja referente ao crédito que sua empresa necessita. Paga-se o valor que esse consórcio custou até a sua contemplação e assume-se as parcelas restantes. Em alguns casos, o dono original dessa cota cobra um ágio sobre o valor do crédito que já está disponível para ser usado.
Mas atenção: mesmo com esse ágio, o valor investido em cartas contempladas é significativamente inferior aos juros de empréstimos e financiamentos, por esta razão, é uma estratégia que vale muito a pena.
6 – Pagamento de despesas extras
Com os consórcios, é possível utilizar até 10% do montante total do crédito para o uso no pagamento de custos relacionados a compra dos bens e serviços como: registro e taxas de cartórios, seguros, transferências, registro de propriedade e outros. Ou seja, tudo pode ser incluído no valor da sua carta de crédito.
7 – Quitar financiamento com a carta de crédito e eliminar os juros
Segundo a Lei do Consórcio, o consorciado pode utilizar a sua carta de crédito para quitar um financiamento de mesma titularidade. Essa dívida precisa necessariamente ser do mesmo segmento, e o consórcio também precisa ser de valor igual ou superior ao valor do financiamento.
Sendo assim, consórcios de veículos podem ser usados para quitar financiamentos de veículos. Da mesma forma, consórcios imobiliários podem ser utilizados para pagamento de financiamentos imobiliários. Você troca uma dívida cara e longa por um compromisso muito mais curto e barato!
8 – Levantar capital de giro sem pagar juros
É importante destacar uma estratégia que muitos gestores de empresas ainda desconhecem: o consórcio para capital de giro. Embora o consórcio seja uma modalidade voltada para a aquisição de bens e serviços, existe uma estratégia aceita por algumas administradoras para transformar a carta de crédito em dinheiro para investir na empresa.
Basicamente, quando sua empresa tiver o consórcio contemplado em mãos (seja por sorteio, lance ou aquisição de terceiros), você pode usar um patrimônio que está em seu nome ou em nome da sua empresa e realizar uma operação de compra e venda, que pode ser: entre sócios, entre dois CNPJs, entre parentes de primeiro grau e até entre cônjuges (desde que não haja casamento civil).
Isso significa que você pode utilizar um bem que já faz parte do seu núcleo patrimonial ou da sua empresa – que pode ser residencial, comercial, terreno, apartamento e até veículo – para transformar uma carta de crédito em capital de giro sem pagar nada de juros. Essa é uma estratégia eficaz e muito mais vantajosa do que descontar duplicatas, refinanciar bens ou pagar juros altos em créditos bancários.
Agora que você conheceu algumas vantagens de fazer um consórcio para sua empresa, pode decidir com mais propriedade a melhor solução para o seu negócio. Mas se você quer entender melhor como fazer capital de giro com consórcio, nós temos um ebook gratuito com todos os detalhes, basta preencher este formulário para acessar: