Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BRASIL

2023: ano com maior número de mortes por dengue no país

Recentemente, foi anunciada a incorporação de uma vacina no calendário do SUS

Por Redação SDI

O Brasil atingiu um número recorde de mortes por dengue em 2023, com 1.079 óbitos confirmados até o momento, segundo informações do Ministério da Saúde, coletadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online). 

Este número supera o recorde anterior de 1.053 mortes, registrado em 2022, e é seguido pelo ano de 2015, com 986 mortes.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde destacou que já capacitou cerca de 11,7 mil profissionais de saúde neste ano para o manejo clínico, vigilância e controle das arboviroses, doenças transmitidas principalmente por mosquitos. 

Além disso, o ministério planeja investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância dessas doenças.

A pasta ressalta a importância de intensificar os esforços de prevenção para reduzir a transmissão e agravamento dos casos. Por isso, a recomendação é que a população busque atendimento médico imediatamente ao apresentar sintomas iniciais da doença.

Vacina

Uma novidade importante é a incorporação de uma vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), anunciada recentemente, em 21 de dezembro. 

Contudo, a aplicação da vacina será inicialmente restrita, devido à limitada capacidade de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante, Takeda. 

A vacinação será direcionada prioritariamente a grupos específicos e regiões mais afetadas, com estratégias de utilização das doses disponíveis planejadas para serem definidas nas primeiras semanas de janeiro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também:

Busca dos consumidores por tranquilidade e segurança abre novas oportunidades para investidores imobiliários.
Vendas de carros de passeio eletrificados atingiram 93.927 em 2023, um crescimento de 91% sobre 2022
A ideia é estabelecer uma regulação "definitiva" para ativos virtuais, com regras baseadas no lastro de cada instrumento
Endividamento da população e complexidade financeira são os responsáveis, segundo a Contabilizei
Construtora está no centro da crise imobiliária da China
Investigado por sonegar R$ 3 bilhões em impostos, o grupo já foi alvo de autuações pela Receita Federal