Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MUNDO

Primeira-ministra da França apresenta carta de demissão

Saída de Elisabeth Borne acontece seis meses antes das eleições europeias de junho

Por Redação SDI

Foto: REUTERS/Sarah Meyssonnier

A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, formalizou sua renúncia na tarde desta segunda-feira (08), seis meses antes das eleições europeias de junho. 

O Palácio do Eliseu comunicou que a saída de Borne se alinha à busca de um novo rumo por parte do presidente Emmanuel Macron, que planeja uma reformulação em sua equipe diante do pleito iminente.

O anúncio acontece em meio à recente aprovação da controversa Lei de Imigração, em dezembro passado.

A base governista, em um processo marcado por reviravoltas e cedências, conseguiu a aprovação do projeto com regras mais rigorosas para os imigrantes do que inicialmente proposto. Borne foi apontada nos bastidores como uma das responsáveis pelas falhas na articulação política.

Contudo, a permanência da agora ex-primeira-ministra já vinha sendo questionada desde a promulgação, em abril do ano passado, da Reforma da Previdência. 

Repudiada por cerca de 70% da população, a reforma gerou ondas de protestos que se estenderam por três meses consecutivos em 2023. 

O governo Macron recorreu ao artigo 49.3, dispensando a votação do texto pela Assembleia Nacional, medida criticada por membros do próprio governo como antidemocrática.

Futuro

O novo primeiro-ministro ainda não foi nomeado, mas o ministro da Educação, Gabriel Attal, de 34 anos, é um dos cotados, podendo tornar-se o mais jovem primeiro-ministro da história da França. 

Attal, que adotou medidas criticadas, como a proibição das abayas nas escolas, é visto como uma figura em ascensão, ao lado do ministro do Interior, Gerald Darmanin, de 40 anos. 

Ambos são considerados estrelas em ascensão, mas enfrentam críticas por discursos conservadores e anti-imigração.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também:

Com 10,29 milhões de consorciados ativos, mais de R$ 316,70 bilhões em negócios e 4,18 milhões de novas cotas, as perspectivas para 2024 são promissoras
Batata-inglesa e azeite estão mais caros, em contrapartida, bacalhau e merluza tiveram preços reduzidos em comparação com o ano passado
Principal objetivo é isentar de impostos compras internacionais de até US$ 50
Temporal transformou evento em lamaçal; foi confirmada a morte de uma pessoa
Associação de importadores alerta que valores devem subir consideravelmente, afetando diretamente consumidores
Analistas projetam que Selic deve fechar o ano de 2024 abaixo de dois dígitos