Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Posso usar a carta de crédito para construir um imóvel?

Comprar uma casa, apartamento, ou mesmo um imóvel para servir de sala comercial ou centro de operações para uma empresa é o sonho de muita gente. Dentro das opções de financiamento já é sabido que o consórcio é uma das melhores modalidades em custo benefício para adquirir um imóvel.

Mas o que a maioria não sabe é que, através do consórcio, você pode tanto adquirir um imóvel pronto como também o crédito para comprar um terreno e construir um imóvel neste local.

No post de hoje vamos explorar mais sobre a modalidade de crédito para a construção de um imóvel e como você pode utilizá-lo!

O que é Consórcio?

O consórcio é uma modalidade de poupança forçada em grupo, onde uma administradora vai criar um plano e reunir membros para um grupo; atingido o número necessário de pessoas e formado o fundo de poupança as contemplações começam.

Existem duas formas de receber a carta de crédito no consórcio: através do sorteio, feito mensalmente para os cotistas que estão com as mensalidades em dia, e também através do lance, que pode ser dado de forma livre para antecipar a parcela do consórcio. O melhor lance leva a carta, de acordo com o contrato pré-estabelecido pela administradora, e que pode mudar de plano para plano e empresa para empresa.

As vantagens de se construir do zero

Existem duas vantagens principais, financeiramente falando, em se construir um imóvel ao invés de comprá-lo pronto:

  • Economia: você pagará menos ao construir um imóvel do que jamais pagaria por um pronto, especialmente se for novo e estiver “pronto para morar”.
  • Valorização: tanto o terreno quanto o imóvel valorizarão automaticamente ao final da obra, é claro, se tudo estiver dentro da lei e se a construção/projeto forem bem pensados e executados.

Tempo para planejar

O consórcio é super indicado como um bom planejamento de investimento, com isso você tem tempo de procurar uma boa área de terreno para investir, ou mesmo estudar o mercado da região e perceber quais são os pontos que mais irão valorizar o seu terreno.

Mesmo que o intuito seja o de construir para morar no local, é sempre interessante ter um imóvel personalizado para você mas que também renda uma boa quantia se, no futuro, optar por vender ou alugar o local.

Neste meio tempo você também pode procurar profissionais qualificados para ajudar na sua obra, como por exemplo uma administradora de obras. Imóveis construídos por administradoras de obra geralmente valorizam mais e tem uma maior aceitação pelas administradoras de consórcio na hora da liberação de crédito. Além disso eles vão cuidar da obra toda para você.

Cuidado com os detalhes exigidos pela administradora

Como dito acima, existem planos de consórcio e cada plano vai prever uma categoria de itens, no caso de um imóvel a carta de crédito pode ser utilizada para a compra de apartamentos, casas novas e usadas, salas comerciais, compra de terrenos e a construção em um terreno de sua preferência.

Se queria inicialmente construir um imóvel, mas mudou de ideia durante o tempo, você pode optar por comprar um imóvel já pronto dentro da categoria de seu plano, mas não poderá optar por investir o valor total ou parcial em um carro ou em uma viagem, por exemplo.

Terrenos e empresas de acordo com o exigido pela administradora

Recebeu a sua carta de crédito e pretende comprar um terreno para então construir em cima dele? Você pode! Mas a administradora vai exigir que tudo esteja regulamentado, assim como alvarás e permissões de construção naquele local.

O que significa? Significa que tudo, desde o terreno que você vai comprar aos profissionais que pretendem contratar precisam estar regularizados. Tem aquele seu parente com um negócio informal de construção? Ele provavelmente pode não passará na análise para a liberação da carta.

Você já tem um terreno mas a papelada dele é duvidosa ou está em uma área de reserva ambiental, por exemplo? Provavelmente o seu crédito será negado para a construção naquele local também.

Por isso é muito importante prestar atenção em todos os detalhes para que, na hora de obter a carta, ela seja liberada e você consiga então dar continuidade ao seu empreendimento.

Quer começar a investir em seu futuro?

Aqui na Redesul Consórcios projetar o futuro nunca foi tão fácil! Temos diversos planos que vão caber no seu bolso. Venha bater um papo com a gente!

Compartilhe:

Veja Mais:

Comprar a casa própria ou aumentar o patrimônio e desfrutar de um imóvel de alto padrão é o desejo de milhões de brasileiros. Mas adquirir um imóvel exige um investimento...
Há quem sonhe em ter seu próprio negócio desde o primeiro contato com o mercado de trabalho, porém, só quem já é empresário conhece as dificuldades reais e os custos...
Uma das grandes dúvidas na hora de se aderir ao consórcio é sobre o que se pode ou não comprar através dele. Lembrando que o consórcio é uma modalidade de...
Se você busca se educar financeiramente para aprender a usar o dinheiro com consciência, o primeiro passo é descobrir o seu perfil financeiro. Depois que você entende como se comporta...
Já imaginou poder realizar um grande sonho pagando um preço justo, sem juros, com parcelas pequenas e ainda conseguir esse crédito RAPIDAMENTE? Muita gente não sabe, mas é possível adiantar...
Se você está procurando entender de que maneira é possível usar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) no consórcio imobiliário, veio ao lugar certo. Esta tem sido...