Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo

Militares na política podem ser barrados após investigação à família Cid

O tenente-coronel, Mauro Cid, junto com o pai, Mauro Lourena Cid, são investigados por envolvimento no escândalo das joias

Por Redação SDI
14/08/2023

Militares_barrados_politica

Uma proposta para impedir que militares ingressem em cargos políticos pode ganhar força com a investigação da Polícia Federal, que tem como alvo Mauro Cid – o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), e seu pai, Mauro Lourena Cid. Ambos teriam envolvimento na venda ilgeal de joias dadas ao governo brasileiro por delegações estrangeiras.

Segundo levantamento da CNN, a proposta foi engatilhada no primeiro semestre, quando o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, entregou ao Palácio do Planalto um texto, que ficou estacionado aguardando o término da votação de pautas econômicas.

Agora, a intenção é trazer a discussão para o segundo semestre, aproveitando a deixa do episódio das joias, que envolveu o militar, ocupante de cargo político.

A proposta da base do governo conta com dois eixos. De um lado, determina que militares que decidirem se candidatar devem ser imediatamente transferidos para a reserva, demissão ou aposentadoria, independentemente do resultado das eleições.

O segundo eixo se refere ao afastamento das Forças Armadas a militares que ocuparem cargo de ministro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp