Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MUNDO

Lula e Zelenski devem se reunir na Assembleia-Geral da ONU

Primeira reunião presencial acontece após desencontro no G7 e declarações controversas do presidente brasileiro

Por Redação SDI
18/09/2023

Duas fotos de lula e Zelensky uma frente à outra

Os líderes do Brasil e da Ucrânia, Luiz Inácio Lula da Silva e Volodymyr Zelensky, estão programados para se encontrar pela primeira vez em uma reunião presencial que ocorrerá na quarta-feira, 20 de setembro, em Nova York. 

A decisão de agendar esse encontro veio após um atrito que ocorreu devido a um desencontro na cúpula do G7 e a algumas declarações controversas do presidente brasileiro, que chegou a culpar EUA e países europeus por prolongarem a guerra com o envio de armamentos para a Ucrânia. 

Pedido ucraniano

Duas semanas atrás, o governo de Zelensky fez um pedido oficial de reunião com Lula, no entanto, até então, não havia recebido oferta de horários.

O Itamaraty justificou que o presidente brasileiro recebeu mais de 50 pedidos de reuniões bilaterais com chefes de Estado e agências da ONU, o que dificultou o agendamento.

O Palácio do Planalto revelou que o presidente ucraniano aceitou a agenda sugerida por diplomatas brasileiros, confirmando o horário do encontro para às 16h, logo após a reunião de Lula com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O local escolhido para o encontro é o hotel em Nova York onde o presidente brasileiro está hospedado durante a Assembleia-Geral da ONU.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp