Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ECONOMIA

Imposto de importação de carros elétricos retorna em janeiro de 2024

Associação de importadores alerta que valores devem subir consideravelmente, afetando diretamente consumidores

Por Redação SDI
13/11/2023

Foto de carro elétrico azul em movimento

O governo brasileiro anunciou a retomada gradual das alíquotas do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in a partir de janeiro de 2024, com aumento progressivo até 2026. 

A decisão, divulgada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) nesta sexta-feira (10), faz parte do plano de Transformação Ecológica (PTE), que busca impulsionar a cadeia automotiva nacional e acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a necessidade de estimular a indústria nacional em direção às rotas tecnológicas que promovam a descarbonização, impactando positivamente o meio ambiente e a saúde da população.

Controvérsias

A Associação Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), por outro lado, divulgou um comunicado expressando preocupação com a medida.

Segundo a Associação, a volta do imposto, mesmo de maneira gradual, impacta imediatamente os planejamentos do setor pois “haverá sobretaxação nas primeiras unidades a serem comercializadas em 2024, em prejuízo aos importadores, mas em especial aos consumidores finais”. 

A Abeifa destaca que as marcas premium e chinesas, que têm maior investimento em eletrificação, serão as mais afetadas pelos aumentos nos preços, prejudicando o mercado desse segmento.

Alíquotas

Para carros híbridos, a alíquota inicia em 12% em janeiro de 2024 e atinge 35% em julho de 2026. Híbridos plug-in têm alíquota de 12% em janeiro e alcançam 35% em 2026. 

Já para veículos elétricos, as alíquotas variam de 10% a 35%, dependendo do ano. Uma nova categoria para caminhões elétricos é estabelecida, com alíquota de 20% em janeiro de 2024, chegando a 35% em julho do mesmo ano.

As empresas têm até julho de 2026 para importar com isenção até cotas específicas, que variam conforme o tipo de veículo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também:

Febraban é contra medida, pois alega que redução é economicamente inviável e vai prejudicar uma parcela de beneficiários
Unesco entrevistou 2.400 pessoas entre junho e outubro de 2023
Economia global, políticas econômicas e dívidas nacionais também são pautas dos encontros do G20, cuja cúpula em 2024 acontece no Brasil
Mais de 37 milhões de pessoas estão em áreas que podem ser afetadas por inundações nos próximos dias
Além do anúncio dos JCP, o conselho de administração da instituição aprovou recentemente o aumento do payout para 2024
Sobre a Taxa básica de juros, as previsões permaneceram inalteradas pela 11ª semana consecutiva