Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MUNDO

Hamas reabre a fronteira com Egito e brasileiros têm esperanças de sair

Até o momento, 599 estrangeiros foram autorizados a deixar o país; nenhum é brasileiro

Por Redação SDI
06/11/2023

Foto da fronteira com o Egito que foi reaberta, Rafah

Após um mês de espera, um grupo de 34 brasileiros, presos na Faixa de Gaza devido aos conflitos entre Israel e o Hamas, recebeu uma notícia que trouxe alívio e esperança. 

A passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e a península do Sinai, no Egito, será reaberta após três dias de fechamento.

A decisão de reabrir a fronteira foi anunciada pelo Hamas, que controla a Faixa de Gaza, na manhã desta segunda-feira (6). Para os brasileiros, essa notícia representa a possibilidade de finalmente deixar a região marcada por confrontos entre Israel e extremistas islâmicos.

Desde que o Egito reabriu a fronteira na última quarta-feira (1º), 599 estrangeiros já foram autorizados a sair, a maioria deles norte-americanos. Nenhum brasileiro foi autorizado a sair até o momento.

Esperanças

Hasan Rabee, um palestino-brasileiro de 30 anos que tenta sair da região desde o início dos conflitos, diz ter esperanças: “Gente, acabamos de receber a notificação de que a fronteira já está aberta. Agora são três horas da tarde, muito tarde [para deixar Gaza], mas já foi aberta, é um sinal para os próximos dias”, disse ele em uma mensagem enviada ao Portal R7.

A reabertura da fronteira é parte do esforço contínuo para permitir a retirada de cidadãos com passaportes estrangeiros. 

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, acredita que o grupo de brasileiros possa finalmente deixar Gaza a partir da próxima quarta-feira (8), mas ele admite que pode haver atrasos no cronograma.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também:

Bancada do Agro pede cancelamento de três questões sob alegação de "cunho ideológico"
Construtora está no centro da crise imobiliária da China
Meteorologistas avaliam que há chances de quebra de recordes mensais e absolutos
Associação de importadores alerta que valores devem subir consideravelmente, afetando diretamente consumidores
Mudança não indica reconhecimento formal da união homoafetiva pela Igreja Católica
Indicações estão sujeitas à aprovação na CCJ do Senado, com data a ser definida