Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Golpe do consórcio contemplado: como evitar cair nele

Na hora de financiar uma casa, carro ou até mesmo aquela viagem dos sonhos, o consórcio tende a ser uma das melhores opções de investimento em custo benefício. Depois de iniciar em um plano de consórcio a hora mais aguardada é a contemplação do crédito feita através de sorteio ou lance.

Por mais chamativo que seja o consórcio, uma cota leva certo tempo até ser contemplada, e este é um dos motivos que geram uma busca grande pelo Consórcio Contemplado e a comodidade que ele traz.

Porém por ser uma modalidade de venda que não é atrelada à administradora de consórcio, muitas pessoas acabam caindo em golpes de carta de crédito contemplada. No post de hoje vamos explorar um pouco mais sobre esse tipo de venda e quais cuidados você deve ter na hora de adquirir um consórcio contemplado.

O que é consórcio e carta de crédito contemplada?

O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento em grupo, onde você escolhe um plano e paga um valor mensal pré definido pela administradora de consórcio e aguarda até que sua cota seja sorteada.

A contemplação dentro do consórcio se dá através de uma Carta de Crédito com o valor total do plano escolhido previamente. Esta carta traz muitos benefícios, como o pagamento à vista de um imóvel que facilita a barganha no preço.

A carta de crédito é um documento simbólico que visa a segurança do consorciado e da administradora e quem realizará o pagamento final pelo bem móvel, imóvel ou serviço é a própria administradora.

Sendo assim a carta de crédito é um documento de fácil falsificação e é muito escolhida por golpistas e farsantes para a aplicação de golpes.

Quais cuidados devo ter ao comprar?

Você decidiu aderir ao consórcio mas pretende fazer isso através da compra de uma carta de crédito contemplada, isso é possível uma vez que a venda da carta é prevista legalmente, mas você deve ficar de olho tanto para a veracidade do consórcio quanto para as etapas depois da compra. Confira!

#1 A carta de crédito é verdadeira?

Você encontrou alguém que venda sua cota contemplada no consórcio, os primeiros passos que deve seguir são:

  • Conferir se aquele consórcio existe mesmo,
  • Se ele está no nome da pessoa que está vendendo,
  • Se ele está, de fato, contemplado.

O melhor a se fazer é ir pessoalmente junto com o vendedor do consórcio na administradora e lá checar se os itens acima conferem, se não for possível ir até a administradora você pode solicitar que o vendedor forneça um extrato atualizado da situação da cota e com esse documento você liga na administradora e confirma se a cota existe e está de fato contemplada. Os golpistas podem até mesmo mudar a própria identidade para tentar fazê-lo acreditar que um consórcio, que foi verdadeiramente contemplado, é deles mesmo que seja de outra pessoa, por isso a apresentação de documentos é muito importante.

Nenhum cuidado é pouco nessa hora.

#2 Não transfira seu dinheiro sem garantia

Como é uma venda informal muitas das proteções que você teria em um negócio formal não são garantidas, por isso depositar quantias de dinheiro sem antes receber a carta em mãos pode ser perigoso, e você nunca verá a carta novamente.

O ideal é elaborar um contrato de compra e venda, concordado e assinado pelas partes, para garantir o seu bem estar e também o bem estar do vendedor.

#3 Autorização para atuar no mercado

Você precisa também verificar se a empresa que administra o consórcio tem a permissão do Banco Central do Brasil para atuar na área de consórcios. Se o vendedor for uma pessoa séria mas ele próprio está em uma administradora ilegal então a compra da carta será um problemão transferido para você.

#4 Leia o contrato de consórcio

Comprar uma carta de consórcio contemplado não livra você de pagar o resto das parcelas do consórcio, é preciso ter a noção de quanto se vai arcar dali em diante com aquele plano, por isso ler o contrato é extremamente importante.

Nele estão especificados os valores, taxas e regulamentação daquele plano; verifique se o valor é aquele mesmo e se você terá condição de pagar o consórcio até o fim. Lembre-se, a administradora aliena o bem até o momento em que ele é quitado; se comprar um consórcio e não ter mais dinheiro para pagá-lo as chances de perder o bem disposto para quitar a dívida também são grandes.

Podem existir ainda cláusulas onde a administradora cobra uma taxa para a transferência da cota do consórcio, certifique-se se esses valores existem e de como será dividido entre você e o vendedor.

#5 Confira a regulamentação para o uso da carta de credito

Após a carta ser contemplada a administradora do consórcio vai pedir uma série de documentos para que, então, você adquira o bem. Dependendo da análise cadastral e de crédito a administradora pode solicitar que o consorciado tenha um fiador ou imóvel em seu próprio nome para poder usar a carta.

Se você comprou a carta mas não conseguiu cumprir com os requisitos para usá-la então seus esforços podem não ter valido a pena no final.

Além disso, os consórcios possuem planos e modalidades, um consórcio de imóvel pode permitir que você escolha uma casa ou apartamento, mas não permite que você o utilize em um carro ou como capital de giro para sua empresa. Fique de olho no que aquela carta realmente pode comprar.

O seguro morreu de velho

Na hora de adquirir uma carta de consórcio contemplada o valor pode variar de acordo com a quantia já paga até então, o que pode acabar sendo uma quantia realmente significativa, e em grandes investimentos a atenção deve ser sempre alta.

Preste atenção em todos os detalhes e não deixe de acompanhar o processo dentro da administradora. Desconfiou de algo durante o processo, como um preço muito abaixo do que o normal? As vezes é melhor ouvir a intuição e não se arriscar as suas economias.

Compartilhe:

Veja Mais:

Você já deve ter ouvido falar que em um consórcio não existe cobrança de Imposto de Renda. Por outro lado, você sabia que tudo o que sai do seu bolso...
Investir em um bem ou serviço de alto valor nem sempre é fácil, esperar o tempo certo para juntar o quantia necessária pode demorar demais, e quando a necessidade acaba...
Se você tem preocupação com o seu futuro e quer contar com uma aposentadoria sustentável quando a hora chegar, este conteúdo é para você. Afinal, conquistar uma renda vitalícia é...
Economia. Todo mundo quer! Seja lá qual produto, ou serviço, estamos comprando. Quando falamos de consórcio, não é apenas a economia que devemos colocar no papel. Outras variáveis como: prazo...
Certamente, você já ouviu falar nos consórcios. Eles são uma forma de compra planejada criada nos anos 60 e que, ao longo das décadas, se transformaram numa maneira muito popular...
Afinal, quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio? Muitas pessoas perdem a oportunidade de realizar suas conquistas, porque não sabem que o sistema de consórcios é amplo e permite...