O consórcio é uma modalidade de poupança forçada em que um grupo de pessoas com o mesmo objetivo, o de adquirir um bem móvel, imóvel ou serviço, se reúnem para conseguir alcançar o tão desejado sonho.
As vantagens do consórcio
Essa modalidade de autofinanciamento se destaca das demais por conta de seus inúmeros benefícios, tais como a ausência de juros sobre o valor do montante e parcelamento, cabendo apenas uma taxa cobrada pelas organizações que mediam o consórcio.
Outro benefício é o de conseguir o montante necessário para adquirir o bem de interesse por um preço à vista, o que facilita barganhas na hora da compra.
Caso, por exemplo, o preço de um imóvel que você deseje seja menor que o de sua carta de crédito, você pode utilizá-la para quitar o restante do consórcio ou ainda com as taxas e custos necessários para a compra deste imóvel.
Como ser contemplado? Lance vs. Sorteio
Mesmo que o processo todo seja uma aventura, não existe hora mais esperada do que a contemplação do consórcio, que pode ser tanto através do sorteio quanto através do lance, que acontecem durante as assembléias, reuniões mensais entre consorciados e administradora.
Na primeira assembléia, cada consorciado ganha um número que o identifica e é por ele que o será sorteado, através da escolha aleatória de pedras numeradas durante as assembléias ordinárias, que acontecem impreterivelmente todo o mês e devem sempre selecionar um contemplado.
Já o lance é uma forma optativa de conseguir ser selecionado para o consórcio onde o consorciado oferece o adiantamento de parte do montante e pode ser sorteado de acordo com os termos escolhidos previamente em contrato entre ele e a organização administradora.
Todos têm as mesmas chances de ganhar através das pedras no sorteio, bastando apenas estar em dia com as parcelas do consórcio.
A contemplação do consórcio
Seja através do sorteio ou pelo lance ganhador, a contemplação é o momento mais ansiado pois é nele que você pode finalmente colocar as mãos na carta de crédito e investir no que se planejou durante todo este tempo.
Porém é também aí que começa o processo pós-contemplação, que é a apresentação das garantias exigidas previamente em contrato sobre a situação do contemplado; no geral esse processo tem quatro fases:
- Documentação pessoal;
- Apresentação de garantias;
- Comprovação de renda;
- Informações do bem.
#1 Documentação pessoal
Alguns planos de consórcio demandam mais documentações e certidões do que outros: o quanto maior o valor do investimento podem ser necessários mais documentos e certidões. Porém a documentação geral é a mesma para todos:
- RG ou CNH
- CPF e/ou CNPJ
- Comprovante de renda
- Comprovante de residência atual e em nome do consorciado
#2 Da apresentação de garantia
Naturalmente a administradora do consórcio precisará de uma garantia de que, através do fundo comum de todos os consorciados, o contemplado continuará pagando sua cota até o final.
Essa fase diz respeito à apresentação de garantias necessárias e, previamente aceitas em contrato, podendo variar de um imóvel em seu nome até a assinatura de um fiador. Essas garantias vão depender muito do tipo de plano contratado, bens desejados, etc.
#3 Comprovante de renda
A comprovação vai variar dependendo do perfil do consorciado e do combinado com a administradora. Tudo isso pode mudar na hora da comprovação, mas daremos um geral do que é usualmente necessário.
Aposentado ou pensionista: a comprovação pode ser feita através do extrato de pagamento e cópia do cartão relacionado ao benefício.
Trabalhador com carteira assinada ou profissional liberal: apresentar a carteira de trabalho com as páginas solicitadas e os últimos contracheques.
Autônomos, empresários e trabalhadores informais: apresentar a declaração atualizada do imposto de renda.
#4 Informações do bem
Com a documentação anterior aceita é hora de selecionar o bem desejado e prestar atenção à determinadas especificações. Mesmo que a carta de crédito seja sua, todo o processo de compra será acompanhado pela administradora a fim de garantir a segurança do investimento.
Em caso de imóveis prontos para morar podem ser exigidas documentações tais como alvará, habite-se, certidão de valor negativada; em caso de construção de imóveis, podem ser precisos certos documentos como a planta do imóvel, a sua aprovação pela prefeitura, cronogramas de entrega, contrato com a construtora, etc.
No caso de móveis informações como placa, modelo exato, número de chassi, ano de fabricação e até mesmo a cor podem ser necessárias.
Mas não se preocupe, quando chegar a hora a administradora vai prestar todo o auxílio que você precisar, além disso as informações também estão dispostas no contrato e você já pode se preparar com antecedência.
Hora da compra
Com todos os documentos certos é a hora de comprar e seu crédito se dará através da carta de crédito! É ela que vai comprar o bem desejado e assim, dentro de poucos dias, sua casa nova ou o seu carro zero estarão disponíveis.
Depois disso é só continuar pagando as parcelas do consórcio até quitá-lo por inteiro e assim terminar sua parceria com o grupo do consórcio. Enquanto isso você pode iniciar outros consórcios e até mesmo quitar o seu atual antes do tempo.
Aderir ao consórcio é seguro e financeiramente muito viável. Quer aprender mais? Baixe o eBook COMPLETO e saiba tudo sobre a contemplação: