MUNDO
Fed descarta cortes de juros no “futuro imediato” e alerta sobre riscos à economia
Por Redação SDI
Durante um evento da Associação Bancária Americana nesta segunda-feira, 12, Michelle Bowman, diretora do Fed (o banco central norte-americano) destacou que o banco não vê previsão de cortes nas taxas de juros.
Segundo ela, ainda é cedo para projetar qualquer decisão do BC dos Estados Unidos referente não apenas a possíveis cortes nos juros, mas também sobre o tamanho dessa redução, já que o cenário econômico do país ainda é incerto.
“Estamos satisfeitos com o progresso da inflação, com os números abaixo de 3%, mas ainda existem muitos riscos no horizonte. É cedo para prejulgar se isso afetará a economia e não vejo como apropriado cortes no futuro imediato”, explicou Bowman.
Ela ressaltou que a economia norte-americana parece “saudável e forte” até o momento, com resiliência no consumo e um mercado de trabalho ainda apertado. Neste contexto, Bowman argumentou que os juros do Fed estão em nível apropriado para controlar a inflação enquanto os dirigentes do banco central avaliam os riscos.
A diretora expressou cautela em relação aos dados econômicos, levantando dúvidas sobre sua confiabilidade imediata e se eles realmente refletem a situação da economia real.
Tendo em vista essa desconfiança diante dos dados econômicos, Michelle Bowman acredita que, antes de considerar quaisquer mudanças significativas na política monetária, é fundamental monitorar de perto a evolução dos indicadores econômicos e os possíveis desdobramentos no cenário global.