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6 estratégias de marketing para vendas para alavancar seu negócio

Em um mercado tão acirrado, cada venda é disputada até o fim. Os clientes andam cada vez mais exigentes, o que torna mais difícil convencê-los de que o seu produto atende aquilo que eles estão procurando. Nesse cenário, mais do que nunca, manter estratégias de marketing para vendas é essencial.

Uma estratégia de marketing para vendas bem costurada e organizada orienta seus esforços para atuar de forma a atrair potenciais clientes e suprir suas necessidades, estabelecendo uma relação de confiança entre as partes. Com isso, o número de vendas tende a crescer, o que faz com que os resultados do negócio melhorem.

Para alavancar as vendas do seu negócio, confira algumas orientações selecionadas especialmente para você. Boa leitura!

1. Conheça os problemas do seu público

Os consumidores são o foco de toda a sua atuação. Portanto, parte do desenvolvimento de uma estratégia de marketing para vendas passa por coletar o máximo de informações possível sobre o comportamento deles, inclusive com o intuito de entender quais são seus problemas e como sua empresa pode agir para oferecer soluções.

Os caminhos para isso são muitos. O primeiro deles envolve colher dados com os clientes que já mantêm alguma relação com sua empresa. Outras formas de fazer isso envolvem a utilização de questionários on-line ou a realização de pesquisas de opinião.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil identificar quais são as dores do consumidor, segmentar a sua mensagem e saber por quais canais ela será melhor aceita. Ao perceber que a sua empresa é capaz de solucionar seu problema, os alvos das campanhas certamente se tornarão mais aptos a consumir seu produto.

Para deixar mais claro quais são as características obtidas do seu cliente por meio dessa coleta de informações, a orientação é elaborar a chamada persona. Ela consiste numa espécie de perfil semifictício que reúne qual a média do comportamento e especificidades de consumo dos seus clientes. Dessa forma, as estratégias de marketing para vendas podem ser orientadas a partir daquilo que for definido nesse “consumidor ideal”.

2. Escolha um nicho para atuar

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Basear sua estratégia de marketing para vendas nos dados sobre os clientes não é única forma de diminuir a chance de erros. Definir um nicho de atuação também colabora para que as táticas adotadas tenham mais chances de se mostrarem certeiras.

Definir esses nichos específicos de atuação ajuda principalmente nas empresas menores, que estão dando os seus primeiros passos no mercado. É normal que esses negócios contem com recursos reduzidos para investir em ações de marketing ou para trabalhar formas mais eficientes de vender seus produtos, e isso se torna pior quando o público que eles pretendem atingir é muito grande.

3. Tenha objetivos definidos nas suas estratégias de marketing para vendas

De nada adianta ter uma persona bem definida e um nicho determinado para atuar se a sua empresa não contar com objetivos para as vendas. Seja uma meta audaciosa ou uma perspectiva mais realista, ambas precisam de uma definição clara, que permita, a partir disso, decidir o que será feito para alcançar o objetivo desejado. Sem isso, é bem provável que suas projeções não saiam como o esperado.

Apesar de metas ousadas serem o propósito de empresas que querem prosperar, é sempre preciso manter o cuidado para que esses objetivos mirando o alto não sejam inalcançáveis. Além de aumentar a chance de não cumprir o que foi estabelecido, o que sempre gera frustrações, alvos mal dimensionados aumentam a pressão sobre todos os colaboradores, o que piora o ambiente de trabalho. Por fim, sempre há o risco de sua empresa “dar um passo maior que a própria perna” e se prejudicar.

4. Não deixe o marketing digital de lado

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Com a evolução das formas de comunicação, que hoje são predominantemente digitais, deixar de lado esses canais e não reforçar sua presença neles pode representar o fracasso de toda a sua estratégia de vendas. Por isso, o marketing digital é muito importante e deve ser explorado por quem quer melhorar seus resultados.

As razões para isso são simples: o marketing digital consegue combinar bons níveis de eficiência e um custo relativamente baixo, o que o torna interessante inclusive para empresas com orçamentos reduzidos.

Além disso, como toda e qualquer ação no mundo digital pode ser analisada e metrificada, fica mais fácil saber se o investimento em estratégias desse tipo está surtindo o efeito esperado e identificar aquilo que precisa ser melhorado.

Uma estratégia de marketing digital pode lançar mão de várias ferramentas para atingir seus objetivos. Entre as mais conhecidas e utilizadas está o chamado inbound marketing, que utiliza conteúdos relevantes (como blogs, vídeos, redes sociais ou newsletters) para capturar a atenção do consumidor, estabelecer uma relação de proximidade e só então oferecer suas soluções que, se bem comunicadas, podem se mostrar interessantes ao potencial cliente e assim se transformarem em vendas.

Ou seja, em vez de interromper o seu público, às vezes de forma invasiva, com uma propaganda nem sempre muito interessante, você oferecerá a ele conteúdo que lhe será relevante e afetará positivamente a sua vida.

5. Faça a integração entre as equipes de marketing e de vendas

Apartar as equipes de venda e marketing, fazendo com que elas atuem em mundos distintos, pode prejudicar muito sua estratégia para melhorar os números relativos às vendas.

Essa separação não traz nenhuma vantagem organizacional e pode gerar rixas e disputas desnecessárias, principalmente quando os números das vendas não vão conforme o esperado. Nesses casos, não é raro que um setor coloque a culpa no outro por um mau resultado (e vice-versa). A melhor maneira de evitar isso é unindo os setores e fazendo com que eles trabalhem juntos em busca das melhores estratégias de marketing para o negócio.

6. Avalie a evolução das vendas

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Toda estratégia deve ser acompanhada para saber se a evolução apresentada está seguindo aquilo que foi previsto e, assim, será possível atingir os objetivos desejados, ajustando os pontos que se mostrarem problemáticos e avaliando se o investimento feito (de tempo, dinheiro e mão de obra) está valendo a pena ou se deve ser repensado.

Pensar em estratégia de marketing para venda é uma tarefa exigente, que demanda uma análise cuidadosa de diversos aspectos do negócio. Reconhecer suas falhas e limitações e compreender que seu negócio não solucionará todos os problemas dos clientes também faz parte dessa busca por maiores lucros.

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