“Quando não se sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve”, já diria Alice no País das Maravilhas. Essa máxima também vale para o mundo dos negócios. Se você não quer ver sua empresa perdida, como uma garotinha desorientada em um mundo de fantasias, é bom que comece a investir logo em uma boa estratégia organizacional.
Para vencer em seu mercado de atuação, é preciso ter muito claro aonde você pretende chegar em curto, médio e longo prazos, trabalhando com todos os aspectos que envolvam esse sucesso, desde financeiro, posicionamento de mercado e na preferência do consumidor.
Assim, planejamento estratégico diz respeito a traçar um plano de ação que oriente os esforços e os recursos da organização e a levem de um estado atual para um estado desejado no futuro.
A intenção deste artigo é ajudar empreendedores a desenvolverem um método certeiro, portanto, se este é o seu objetivo, abra a mente e respire fundo, porque os passos a seguir podem mudar radicalmente a organização do seu negócio!
O que é uma estratégia organizacional?
A estratégia organizacional é fundamental para planejar o controle dos resultados do seu empreendimento. Como os recursos colocados à disposição da empresa podem ser escassos ou envolver riscos, eles precisam ser administrados de forma a garantir retorno a você e aos sócios, se houver.
Logo, surge a necessidade de encontrar maneiras de atingir o melhor retorno sobre o capital. Grosso modo, podemos definir a estratégia organizacional como um mapa de ação que visa orientar as rotinas e processos diários, tendo em vista um alvo ou uma meta pré-estabelecida.
E não pense que esse planejamento pode ser feito uma única vez e depois abandonado. Na prática, trata-se de um contínuo processo de controle e alinhamento dos recursos que uma empresa possui (mão de obra, máquinas, equipamentos, tecnologia, conhecimento etc) orientados para a realização dos objetivos.
Planos organizacionais bem estruturados levam em consideração uma grande quantidade de dados e informações sobre a estrutura interna da empresa e do seu ambiente externo.
Um planejamento estratégico em nível organizacional, que tem como base informações amplas e fidedignas, confere maior assertividade e consistência nos planos táticos e operacionais subsequentes.
Além disso, o planejamento subsidia a tomada de decisões dos gestores nos diferentes níveis organizacionais e mantém sob controle as ações diárias, para que não desviem da finalidade estabelecida no planejamento macro.
O que preciso saber antes de começar?
Para definir uma estratégia organizacional, é necessário considerar diversos fatores. É preciso que a empresa adote um olhar detalhado sobre qual a sua razão de ser e quais os objetivos que pretende alcançar enquanto continuar a existir. Porém, esse processo de análise não é restrito ao ambiente interno da empresa.
Um processo de planejamento bem estruturado leva em conta também as características externas à organização, como o ambiente macroeconômico e as oportunidades de mercado, fazendo um contraponto com suas próprias forças e fraquezas internas.
Esteja peparado para fazer autocríticas e absolutamente aberto para isso.
Essa visão ampliada, tanto do seu ambiente interno como do externo, é um dos exercícios mais importantes executados pelos gestores do empreendimento, o que torna a estratégia empresarial muito importante como ferramenta não apenas de direcionamento para futuras ações, mas também como instrumento de autoavaliação e de análise do seu ambiente e dos possíveis cenários a serem enfrentados.
Com um olhar interno mais atento para os processos e recursos, é possível reduzir custos na empresa, atingir ganhos de performance e desenvolver uma tomada de decisão mais apurada.
Sendo assim, o planejamento estratégico pode ser encarado como um fator fundamental de diferenciação e sobrevivência, colocando o negócio em vantagem competitiva sobre os demais que falharem na identificação de oportunidades de mercado, erros internos e ameaças potenciais.
Como criar uma estratégia organizacional de sucesso?
Pois bem, agora que você entendeu que um bom planejamento empresarial pode mudar drasticamente os rumos da sua empresa, é hora de entender as etapas que envolvem esse processo.
Contrariando o senso comum, definir uma estratégia organizacional é uma tarefa objetiva, que apesar de trabalhosa não é demasiadamente complexa. No entanto, é preciso seguir etapas bem definidas com muita atenção. Observe o guia a seguir e tente adaptar esses passos na sua empresa.
Etapa 1: estabeleça sua Identidade
Embora a primeira etapa da criação da estratégia organizacional seja a sustentação de todas as demais, ela costuma ser negligenciada por alguns gestores.
Você realmente sabe qual é a sua identidade? Esse primeiro passo consiste no posicionamento da empresa por meio da delimitação dos seus Valores, Visão de longo prazo e Missão.
São itens que estabelecem a singularidade da empresa frente aos seus concorrentes. Esses valores que norteiam o comportamento, baseiam as suas decisões e revelam o que é inegociável.
Por exemplo, se você quer que sua empresa transmita a ideia de inovação e modernidade, certifique-se que as relações internas são realmente modernas. Se você é do tipo conservador, talvez seja o momento de rever o seu posicionamento (ou a posição da sua empresa).
Você precisa alinhar a sua mentalidade à cultura organizacional do seu negócio.
A missão diz respeito à sua “razão de existir”, demonstrando qual o seu papel no mundo. Já a Visão é o olhar futuro da companhia, que estipula onde ela pretende estar nos próximos 10 ou 20 anos.
Para surtir eficácia, é preciso que todos os envolvidos, sejam eles colaboradores, gestores ou acionistas, tenham zelo contínuo com esses três pilares.
Uma boa estratégia é desenvolver um manual de conduta ética para alinhar todas as ações.
Etapa 2: realize uma análise S.W.O.T
Um planejamento estratégico só pode ser bem construído mediante à análise de fatores internos e externos à entidade. Para cumprir esse objetivo, a ferramenta de gestão conhecida como Análise S.W.O.T é uma ótima solução.
Basicamente, ela realiza uma verificação do ambiente interno da empresa, representado pelas letras S e W, Forças (Strengths) e Fraquezas (Weakness), que entre outras coisas, analisam a capacidade produtiva instalada, diferenciais competitivos e o nível de qualificação da sua mão de obra.
As letras O e T, Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), buscam desvendar o cenário externo em que ela está inserida, como: o ambiente econômico, social, político, legal e outros que de alguma maneira possam impactar sua operação.
Etapa 3: defina metas e objetivos (S.M.A.R.T)
A elaboração de metas e objetivos é uma etapa que estipula de maneira mais clara o resultados pretendidos pela organização. Apesar de parecerem semelhantes, na verdade, cada conceito se refere a coisas distintas.
Por objetivos nos referimos a alvos mais amplos, enquanto metas são resultados operacionais que revelam o passo a passo para se atingir um objetivo maior. Sejam metas ou objetivos, os dois precisam ter características S.M.A.R.T, o que significa que devem ser:
S – Específicos: O contrário de genérico. São as metas e objetivos conhecidos por todos os envolvidos.
M – Mensuráveis: Facilmente medidos em entregas objetivas como quantidades produzidas e vendidas etc.
A – Alcançáveis: Não devem ser impossíveis, pois causam desmotivação.
R – Relevantes: Precisam ser significativas e capazes de auxiliar a empresa a atingir os objetivos estratégicos.
T – Tempo Definido: Prazo de execução previamente fixado.
Etapa 4: monitore os resultados
O último passo trata da necessidade de monitoramento contínuo do planejamento estratégico elaborado. É preciso avaliar de maneira constante se as atividades que estão sendo desenvolvidas por gestores e colaboradores estão de acordo com o que foi definido anteriormente.
O controle das operações e a avaliação dos resultados é dinâmico, por isso é importante adotar indicadores de verificação para observar a evolução na execução da estratégia e a eventual necessidade de intervenção para a readaptação a esse plano.
Nos tempos atuais, é cada vez mais forte os conceitos de empoderamento de funcionários e do management 3.0. Por isso, é preciso dar especial atenção à participação de todos os envolvidos para o sucesso da estratégia.
Como vimos, o planejamento estratégico organizacional é primordial para o sucesso em longo prazo e a permanência das empresas como agentes competitivos nos mercados em que atuam.
Agora que você já entendeu como desenvolver uma estratégia, continue a ampliar os seus conhecimentos assinando a nossa newsletter para receber mais conteúdos como deste artigo.