Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MONITOR DO PIB

Economia cresceu 3% em 2023, segundo pesquisa da FGV

Em contrapartida, investimentos apresentaram queda no período

Por Redação SDI

Montagem com um gráfico em crescimento sobreposto pela bandeira do Brasil

A economia brasileira registrou um crescimento de 3,0% em 2023, de acordo com dados do Monitor do PIB divulgados pela FGV/Ibre nesta segunda-feira (19).

Segundo a pesquisa, em dezembro houve um aumento de 0,6% em relação a novembro, enquanto no quarto trimestre do ano, o crescimento ficou próximo da estabilidade, com apenas 0,1%.

Agro puxou o PIB

O desempenho positivo do Produto Interno Bruto no ano passado se deve, de acordo com analistas, sobretudo ao avanço da agropecuária, que representou cerca de 30% da evolução, com destaque para a safra de soja na região Centro-Sul do país

Esse resultado demonstra que a agropecuária tem forte concentração setorial e regional, não sendo sentida uniformemente em todo o país. 

No entanto, ainda assim, conforme especialistas, o setor do agro influenciou na economia geral, potencializando os resultados para outras atividades econômicas.

Da mesma forma, houve crescimento também nos setores de indústria e serviços ao longo do ano passado, principalmente o setor de serviços, que apresentou um aquecimento generalizado.

Investimentos em queda

Mesmo com a taxa de consumo e exportações crescendo acima da média do PIB, a formação bruta de capital fixo (FBCF) apresentou queda de 3,4% em 2023, fator que influenciou na redução da taxa de investimentos do Brasil.

O destaque negativo ficou para o desempenho de máquinas e equipamentos, que acumularam retração de 8,5% no ano. A construção também teve um resultado negativo, com queda de 0,5%.

Nesse sentido, a taxa de investimento da economia ficou em 18,1% em 2023, abaixo da média histórica desde 2000 (19,2%), o que demonstra um cenário de preocupação com a redução dos investimentos no país.

PIB de 2023

Em termos monetários, estima-se que o PIB de 2023 alcançou a cifra de R$ 10,740 trilhões, sendo o ano de maior valor de PIB real da série histórica. 

O PIB per capita de 2023 foi de R$ 52,611, mantendo um ritmo crescente desde 2021, mas ainda abaixo dos níveis observados em 2013 e 2014.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também:

Objetivo da medida é reduzir disparidades salariais entre homens e mulheres
Unesco entrevistou 2.400 pessoas entre junho e outubro de 2023
Luís Roberto Barroso reclama que houve ruído na comunicação
Gastos com juros ficaram atrás apenas da Previdência Social, responsável pelo pagamento dos benefícios de aposentados, pensionistas e de programas sociais
A maior festa popular do Brasil não é feriado nacional, mas pode prever folgas conforme estados e municípios
Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 da Kantar mostra que compromisso com o meio ambiente é um caminho sem volta para empresas