Uma das grandes dúvidas na hora de se aderir ao consórcio é sobre o que se pode ou não comprar através dele. Lembrando que o consórcio é uma modalidade de autofinanciamento criada aqui mesmo, em terras brasileiras, e vem possibilitando a realização de sonhos e metas de várias pessoas, sem valores abusivos e parcelas intermináveis.
Novato no mundo do consórcio? Venha conhecer tudo o que precisa saber
Os itens mais populares no consórcio são sem sombra de dúvidas os bens imóveis, tais como casas e apartamentos; assim como os bens móveis, tais como carros e motocicletas. Porém existem inúmeras possibilidades de se fazer um consórcio para os mais variados bens.
A gente reuniu uma lista com exemplos do que você pode investir, olha só!
Dos bens imóveis
Vamos começar pelo mais clássico e procurado nas administradoras de consórcio: os bens imóveis, que são considerados como sendo o solo e tudo o que for incorporado ao solo, como construções.
Porém segundo a legislação brasileira, navios e aviões, mesmo que sejam bens que se movimentam por força própria, são caracterizados como bens imóveis por sua importância econômica e jurídica. Para fins legais, eles são classificados dessa forma.
- Casas e apartamentos;
- Casas de férias (praia, campo, montanhas);
- Navios e aviões;
- Terrenos;
- Salas comerciais.
Você sabia!? No consórcio de imóveis é possível usar até 100% do fundo do FGTS para quitar as parcelas e/ou fazer um lance.
Dos bens móveis
Caracterizam-se por bens móveis tudo aquilo que seja suscetível ao movimento próprio ou ao movimento por terceiros. Os materiais necessários para uma obra, enquanto não aplicados na mesma, são bens considerados móveis.
Olha só alguns dos exemplos dessa categoria:
- Carros, caminhonetes, camionetas;
- Motocicletas, motonetas, motos elétricas;
- Tratores, reboques, ônibus, caminhões, carretas;
- Equipamentos especiais para laboratórios, consultórios, museus;
- Mobília para casa e escritório, como cama, mesa, sofá, escrivaninha;
- Objetos elétricos e eletrônicos, tais como celular, geladeira, microondas, rádios;
- Materiais para construção;
- Instrumentos musicais como piano, teclado, guitarras, baixo.
Dos serviços
Além de bens materiais móveis e imóveis o consórcio também permite o financiamento de serviços prestados, olha só:
- Educação: cursos, faculdade, mestrados, pós-graduação, educação para os filhos/netos;
- Viagens nacionais e internacionais;
- Tratamentos ortodônticos e de saúde em geral;
- Procedimentos e tratamentos estéticos;
- Contratar serviços de reforma e construção;
- Carteira Nacional de habilitação;
- Eventos: formatura, casamento, aniversário.
Liberdade do início ao fim
Viu só quanta coisa você pode adquirir através do consórcio? São itens que a partir de um bom planejamento podem ser seus.
Além disso, caso comece com um plano de consórcio e quando for contemplado o bem de seu desejo está a um valor abaixo, ou acima, da carta de crédito você completa o valor que falta para o bem ou pode usar do valor que sobra para quitar as parcelas em haver.
Você ainda pode ter mais de um consórcio ao mesmo tempo caso tenha a possibilidade, tal como investir em um terreno e a contratação de uma construtora para realizar o projeto. Ou mesmo coisas que não tem relação direta entre si, como um carro novo e uma cirurgia plástica.
E aí, agora que já sabe tudo o que pode conseguir, você está esperando o que para dar o primeiro passo em direção à sua meta?! Venha para a Redesul, faça acontecer.