BRASIL
Daniel Noboa é eleito presidente do Equador após disputado segundo turno
Por Redação SDI
16/10/2023
O empresário Daniel Noboa, de 35 anos, tornou-se o novo presidente do Equador após a conclusão do segundo turno das eleições realizadas no domingo (15).
Noboa, representante da Acción Democrática Nacional, derrotou a candidata de esquerda Luisa González, ligada à Revolución Ciudadana, uma legenda associada ao ex-presidente Rafael Correa.
Com aproximadamente 93% das urnas apuradas, Noboa conquistou 52,30% dos votos, enquanto Luisa González obteve 47,70%.
O resultado levou González a reconhecer sua derrota e parabenizar Noboa por sua vitória por volta das 22h (horário de Brasília). Mais de 17 milhões de equatorianos participaram do processo eleitoral.
Daniel Noboa, natural de Guayaquil e filho do empresário Álvaro Noboa Pontón, que também já concorreu à presidência do país, é um ex-deputado.
Conflitos
Vale ressaltar que as eleições deste ano no Equador foram marcadas por um clima de violência, com o assassinato a tiros do candidato Fernando Villavicencio em 9 de agosto, logo após um comício em Quito.
Villavicencio chegou a ocupar a segunda posição nas pesquisas eleitorais do primeiro turno.
No dia da votação, tanto Daniel Noboa quanto Luisa González optaram por usar coletes à prova de balas, refletindo as preocupações com a segurança durante o processo eleitoral.
As principais questões que influenciaram o eleitorado equatoriano estavam relacionadas à economia, que enfrenta desafios desde o início da pandemia de Covid-19, bem como ao aumento da criminalidade, que incluiu um aumento nos casos de homicídios, roubos e distúrbios em prisões.
Daniel Noboa assumirá a presidência a partir de dezembro deste ano e cumprirá seu mandato até maio de 2025, quando o vencedor das eleições programadas regularmente tomará posse.