Se você vem pesquisando maneiras de trocar de carro, certamente vai gostar de saber como funciona o consórcio de veículos.
É com esse sistema que você consegue comprar um automóvel com pequenas parcelas e sem pagar juros. E o melhor é que você pode utilizar o seu carro usado como lance para adiantar a contemplação e sair de carro novo sem precisar esperar.
Se você quer saber as maneiras de se beneficiar desse sistema, continue a leitura e descubra!
Por que fazer um consórcio de veículos?
A ausência de juros e as parcelas pequenas é o que mais tem atraído os 3,73 milhões de brasileiros que neste momento estão investindo em consórcio para comprar um veículo.
No consórcio, realmente não existem juros, apenas uma pequena taxa de administração que costuma ficar cerca de 10 vezes menor que os juros dos financiamentos.
Mas, além do custo benefício, existem outros aspectos extremamente vantajosos que você pode desfrutar através da cota do consórcio, veja só!
Investimento seguro
O consórcio é um investimento 100% seguro e uma verdadeira mão na roda para quem tem dificuldades em poupar. Através de mensalidades fixas, juntar o dinheiro necessário mês a mês se torna mais fácil. Além disso, você não vai conseguir sacar o valor que economizou na primeira emergência, e isso garante que você realmente consiga comprar o seu carro.
Planejamento
O consórcio de veículos é ideal para quem deseja adquirir um automóvel tanto em curto como em médio e longo prazos, basta usar a estratégia certa! Entretanto, para quem gosta de planejar uma troca anual, por exemplo, o consórcio também é excelente, porque ele ajuda você a se programar financeiramente para este objetivo.
Se você tiver pressa, é preciso ter em mente que terá que trabalhar com a oferta de lances. E você pode ofertar um lance com o seu usado, como logo explicaremos.
Poder de barganha
A carta de crédito funciona como um pagamento à vista. As concessionárias conhecem e confiam no poder de compra dela, possibilitando a barganha do preço do automóvel, rendendo bons descontos que podem ser aplicados, posteriormente, no seguro do carro, ou mesmo para quitar o restante do consórcio.
Reajuste de valor
O plano de consórcio já é pensado a médio e longo prazo e, por este motivo, ele garante que independente de quando o consorciado for contemplado, ele consiga adquirir o carro que desejava no início do plano.
As metas mudaram ao longo do caminho?
Não se preocupe, você ainda pode alterar o valor da carta de crédito para mais, ou para menos, é só falar com a administradora do seu plano.
Crédito rápido
Para quem tem pressa, existe a possibilidade de trabalhar com oferta de lances para acessar o crédito sem depender dos sorteios. Basta que você adiante o pagamento de algumas parcelas do seu consórcio.
Você pode fazer isso com um percentual da sua carta de crédito ou com recursos próprios, podendo inclusive utilizar o seu veículo usado como lance para apressar a sua contemplação.
Neste vídeo, a gente explica melhor como funciona a estratégia dos lances:
Desvalorização do veículo vs juro zero do consórcio
Além das vantagens que já abordamos, como juros zero, parcelas baixas e apenas uma pequena taxa administrativa, aderir ao consórcio de automóveis é a melhor opção para quem quer comprar um veículo sem ter o dinheiro total disponível.
Isso porque os automóveis, sejam eles quais forem, desvalorizam extremamente já no dia em que saem da garagem da concessionária.
Com essa grande desvalorização, optar pelo autofinanciamento é uma das melhores formas de salvar o dinheiro investido no automóvel, que não voltará para o dono justamente pela perda de valor que os automóveis sofrem.
Se seu carro já vai perder o valor depois da compra, é natural que você evite pagar juros enormes que, no final, não voltarão para o seu bolso.
Viu só? São muitas as vantagens ao optar pelo consórcio para adquirir o seu carro, moto ou caminhão dos sonhos. Agora que você sabe como funciona o consórcio de veículos, o que acha de fazer uma simulação sem compromisso?