BRASIL
Concurso Público Nacional Unificado: edital será publicado na quarta
Por Redação SDI
Na próxima quarta-feira (10), será publicado no Diário Oficial da União o edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que vai selecionar 6.640 servidores para atuar em 21 diferentes órgãos públicos.
O período de inscrições está previsto para ocorrer entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro, com a aplicação das provas programada para o dia 5 de maio.
O edital
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela organização do concurso, os interessados devem ficar atentos ao edital, que vai divulgar detalhes importantes sobre os temas das provas.
Além disso, através desse documento, os candidatos terão acesso a critérios como:
- Classificação e desclassificação
- Listas de espera
- Cadastro de reserva
- Validade do concurso
- Cálculo das notas finais dos candidatos
Segundo Regina Camargos, secretária adjunta de Gestão de Pessoas do ministério, o CPNU adotará uma metodologia inovadora, com provas sendo realizadas em 220 cidades por todo o país, em parceria com o Cesgranrio.
A expansão para um número maior de cidades tem como finalidade facilitar o acesso aos exames, especialmente nas regiões metropolitanas, onde as provas ocorrerão em mais de uma localidade.
O que muda
Uma das novidades deste concurso é que, com uma única inscrição, agora é possível participar em processos seletivos de mais de um órgão público.
Além disso, de acordo com o ministério, há um esforço para promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos, considerando que, anteriormente, muitos candidatos enfrentaram dificuldades de deslocamento para outros estados na hora de realizar as provas.
Durante o anúncio do concurso em setembro de 2023, o Ministério da Gestão detalhou que, no ato da inscrição, os candidatos deverão escolher um dos blocos temáticos de atuação governamental disponíveis e, em seguida, indicar as suas preferências de cargo ou carreira dentro do bloco selecionado.
A proposta é realizar a primeira etapa do concurso em um único dia, dividida em duas fases:
- Uma prova objetiva com conteúdo comum a todos os inscritos;
- Provas dissertativas e específicas, conforme o bloco temático escolhido.
Áreas de abrangência
Considerando as 6.640 vagas para 21 órgãos públicos, as áreas de atuação abrangem:
- Administração e finanças
- Setores econômicos
- Infraestrutura e regulação
- Agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário
- Educação, ciência, tecnologia e inovação
- Políticas sociais, justiça e saúde
- Trabalho e previdência
- Dados, tecnologia e informação pública, além de cargos de nível intermediário.
Mais detalhes serão divulgados na quarta-feira (10), com a publicação do edital.