As discussões sobre a Reforma da Previdência têm levantado pautas polêmicas no Legislativo nos últimos anos. Muitos brasileiros estão preocupados com o futuro e não sabem se podem confiar na aposentadoria pública, que já não é mais sinônimo de tranquilidade.
Especialistas afirmam que planejar o futuro e encontrar alternativas de investimentos é essencial pra garantir segurança financeira na terceira idade. Uma solução bastante inteligente para quem quer uma aposentadoria mais confortável, sem depender do INSS, é investir no mercado imobiliário através do consórcio de imóveis.
Além de garantir ao aposentado uma receita fixa – resultado da cobrança de aluguel – o consórcio de imóveis possibilita o aumento de patrimônio, sendo um investimento que se paga, gerando uma renda perpétua.
Mas como garantir uma aposentadoria mais tranquila com um consórcio? Não perde esse conteúdo que a gente explica o passo a passo.
Planejando com um consórcio
Para planejar esse investimento, basta entrar em um grupo de consórcio de imóveis, em que todos têm o mesmo objetivo de adquirir uma casa. Os consorciados investem em pequenas parcelas mensais e todo o mês são realizadas assembleias em que um dos participantes é contemplado e pode usar o crédito integralmente, não esquecendo de pagar o restante das parcelas.
O tempo de espera varia de grupo para grupo, mas geralmente para imóveis é 15 anos, e tem as seguintes características:
- As parcelas são inferiores do que as de um financiamento;
- Não há cobrança de juros, IOF e nem valor de entrada;
- Existe a possibilidade de reduzir, antecipar ou quitar as parcelas a qualquer momento;
- Permite o planejamento de investimentos em médio e longo prazo;
- É possível ofertar lances para antecipar a contemplação.
Ofertar um lance nada mais é do que adiantar o pagamento de algumas prestações do consórcio (portanto, este valor vai diminuir o seu saldo devedor). Se sua oferta for a maior do grupo, você é contemplado e leva a carta de crédito.
Pra entender melhor como funcionam os lances, acesse nosso conteúdo clicando aqui.
Também é possível usar até 100% do seu FGTS para ofertar um lance ou quitar algumas parcelas de um consórcio de imóveis residenciais.
Se não tiver interesse em programar esse investimento em médio e longo prazo, também é possível investir na comprar uma carta contemplada e levantar o crédito imediatamente.
Fazendo isso, você terá todo o valor que precisa pra investir num novo imóvel e lucrar com o pagamento de aluguel.
Para saber mais sobre as cartas contempladas, baixe gratuitamente nosso guia completo.
Vantagens em cenário de crise
Investir no mercado imobiliário, mesmo em momentos de crise econômica, é uma forma inteligente e segura de lucrar, isso porque, mesmo que a economia se altere, o dono do imóvel não corre o risco de perder totalmente seu patrimônio.
Segundo indicadores, imóveis de baixo padrão podem oferecer um retorno de até 1,5%¨sobre o seu valor, o que supera investimentos de renda fixa, que estão em cerca de 0,7%. Para imóveis de alto padrão, essa receita mensal pode chegar a 0,8% do valor do imóvel.
Se sua intenção é adquirir um imóvel para vender, então o aconselhável é usar o consórcio de imóveis para adquirir um terreno em um condomínio. À medida que outros imóveis vão sendo construídos nesse espaço, seu lote ficará cada vez mais valorizado e você poderá vendê-lo com uma margem de lucro maior.
Ficou interessado em investir na sua aposentadoria através de um consórcio de imóveis? Então conversa com a gente e faça uma simulação.