Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BRASIL

Ciclone e frente fria interrompem onda de calor no Sul e Sudeste

Temperaturas altas permanecem em outras regiões, mas pode chover

Por Redação SDI
25/09/2023

Pessoa com guarda-chuva andando em uma via com água acumulada entre os carros enquanto chove

Uma mudança significativa nas condições climáticas está a caminho das regiões Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias.

De um lado, a mudança traz alívio para aqueles que enfrentaram uma onda de calor intenso nas últimas semanas, mas também levanta preocupações com a formação de um ciclone extratropical na região Sul.

Além deste fenômeno, a meteorologista Maria Clara Sassaki, em entrevista à CNN, explica que a região Sudeste também enfrenta uma nova frente fria com temperaturas que podem despencar em um dia. A previsão é a de que esse alívio seja temporário e logo as temperaturas voltem a subir.

Além disso, a chuva que acompanha essa frente fria e o aumento da umidade prometem melhorar a qualidade do ar, que chegou a níveis críticos durante a onda de calor.

Ciclone no Sul

A região Sul, já afetada por temporais e queda de granizo no fim de semana, continuará sob influência de chuvas e instabilidades. A MetSul Meteorologia alerta para a formação de um novo ciclone extratropical na costa, provocando tempestades severas. 

Uma área de baixa pressão se deslocará da Argentina e do Paraguai para o Sul, levando à formação do ciclone na quarta-feira (27). Após essa instabilidade, o Rio Grande do Sul deve ter um período de tempo mais estável.

Embora a primavera esteja em curso, ainda é possível a formação de ciclones no Sul, porém, em menor frequência em relação ao inverno.

Nas demais regiões do país, o calor permanece intenso, com temperaturas perto dos 40º graus no Centro-Oeste, com calor e muitas nuvens no Nordeste e pancadas de chuvas isoladas no Norte.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp