Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MUNDO

China corta juros abaixo da expectativa e bolsas despencam

Crise imobiliária que se aprofunda no país tem afetado a economia do gigante asiático

Por Redação SDI
21/08/2023

Bandeira da China com um prédio atrás

Em resposta à desaceleração da economia chinesa, o Banco Popular da China promoveu mais um corte de juros. Desta vez, a redução aconteceu na Taxa Básica de Empréstimos (LPR) do ano.

O corte foi de 0,10 pontos percentuais, caindo de 3,55% para 3,45%. A redução ficou abaixo do esperado. Segundo uma pesquisa da Reuters, havia um consenso sobre o corte de 0,15pp.

Por outro lado, o LPR de cinco anos, que é utilizado na maioria das hipotecas do mercado imobiliário, permaneceu em 4,2%, frustrando os analistas do mercado, que aguardavam também uma queda de 0,15pp.

Queda nas bolsas chinesas 

O mercado local esperava por uma redução mais acentuada nos juros, por isso, tal decepção resultou na queda da bolsa de Xangai, que despencou 1,24% no pregão de segunda-feira (21). Já a bolsa de Hong Kong registrou queda de 1,82%.

As apostas de desaceleração da China acontecem em função do aprofundamento da crise imobiliária do país, que não conseguiu sair da pandemia com o mesmo vigor econômico. 

Na última semana, uma das maiores incorporadoras chinesas, a Evergrande, protocolou um pedido de recuperação judicial nos EUA. Além dela, a Country Garden, outra gigante do mercado imobiliário chinês, suspendeu o pagamento de sua dívida, sendo retirada dos índices de Xangai e Hong Kong. 

Nessa linha, a Zhongrong International Trust, que oferece empréstimos às imobiliárias chinesas, deu um calote de US$ 14 milhões.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp