Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MUNDO

Candidatos argentinos se enfrentaram em último debate televisivo antes do 2º turno

Pleito eleitoral está marcado para o dia 19 de novembro

Por Redação SDI
13/11/2023

foto dos dois candidatos a presidência da Argentina

No último debate televisionado antes do segundo turno, os dois concorrentes à Presidência da Argentina, Sergio Massa e Javier Milei, se enfrentaram em um cenário de incerteza, sem um favorito claro. 

Um dos ciclos eleitorais mais cruciais da história do país, os argentinos terão que escolher entre duas visões opostas para a segunda maior economia da América do Sul, em uma votação marcada para 19 de novembro.

O ministro da Economia, Sergio Massa, defensor da moeda peso, confrontou seu rival ultraliberal, Javier Milei, que propõe a dolarização da economia em meio a uma recessão e uma inflação superior a 100%. 

Pesquisas eleitorais

As pesquisas mais recentes indicam um segundo turno indefinido, com Milei levemente à frente, por isso, o debate foi considerado uma das últimas oportunidades para conquistar os indecisos, em um contexto onde quase 10 milhões de pessoas votaram em outros candidatos ou anularam seus votos no primeiro turno.

Massa, adotando uma abordagem pragmática e comprometendo-se com um governo de unidade nacional, atacou diretamente Milei com questionamentos sobre suas críticas ao papa Francisco, planos de corte de subsídios e privatização de empresas estatais.

“Milei, você vai dolarizar a economia? Você vai cortar subsídios?”, indagou Massa.

Milei, economista e ex-comentarista de televisão, evitou respostas diretas, mas reafirmou seu compromisso de fechar o banco central, alegando que a instituição “gera inflação”.

Analistas sugerem que Massa foi mais agressivo no debate, sendo considerado vencedor. No entanto, destacam que isso não necessariamente se traduzirá em perda de eleitores para Milei. 

O vencedor da eleição assumirá o cargo em 10 de dezembro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também:

Economia global, políticas econômicas e dívidas nacionais também são pautas dos encontros do G20, cuja cúpula em 2024 acontece no Brasil
Reunião foi agendada após EUA vetar resolução que pedia cessar-fogo humanitário na região
Ambas as empresas apresentaram lucro em 2023 acima do esperado pelo mercado
O professor Paulo Pichetti e o servidor público Rodrigo Teixeira ainda passarão por sabatina no Senado
Vazamento na mangueira do exaustor do aquecimento de água é apontado como provável causa do incidente
Fenômeno é atribuído à intensificação de uma massa de ar quente, influenciada pelo El Niño