Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MUNDO

Fed descarta cortes de juros no “futuro imediato” e alerta sobre riscos à economia

Diretora do Banco Central dos EUA avalia que é preciso desconfiar dos dados publicados, pois estes podem estar em conflito com a economia real

Por Redação SDI

Foto da presidente do BC dos EUA, Michelle Bowman

Durante um evento da Associação Bancária Americana nesta segunda-feira, 12, Michelle Bowman, diretora do Fed (o banco central norte-americano) destacou que o banco não vê previsão de cortes nas taxas de juros.

Segundo ela, ainda é cedo para projetar qualquer decisão do BC dos Estados Unidos referente não apenas a possíveis cortes nos juros, mas também sobre o tamanho dessa redução, já que o cenário econômico do país ainda é incerto.

“Estamos satisfeitos com o progresso da inflação, com os números abaixo de 3%, mas ainda existem muitos riscos no horizonte. É cedo para prejulgar se isso afetará a economia e não vejo como apropriado cortes no futuro imediato”, explicou Bowman.

Ela ressaltou que a economia norte-americana parece “saudável e forte” até o momento, com resiliência no consumo e um mercado de trabalho ainda apertado. Neste contexto, Bowman argumentou que os juros do Fed estão em nível apropriado para controlar a inflação enquanto os dirigentes do banco central avaliam os riscos.

A diretora expressou cautela em relação aos dados econômicos, levantando dúvidas sobre sua confiabilidade imediata e se eles realmente refletem a situação da economia real.

Tendo em vista essa desconfiança diante dos dados econômicos, Michelle Bowman acredita que, antes de considerar quaisquer mudanças significativas na política monetária, é fundamental monitorar de perto a evolução dos indicadores econômicos e os possíveis desdobramentos no cenário global.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também:

Além do anúncio dos JCP, o conselho de administração da instituição aprovou recentemente o aumento do payout para 2024
Vendas de carros de passeio eletrificados atingiram 93.927 em 2023, um crescimento de 91% sobre 2022
Recentemente, foi anunciada a incorporação de uma vacina no calendário do SUS
Secretaria de Assuntos Legislativos diz que tema dos encontros foi sobre supostas irregularidades no sistema penitenciário
Com 10,29 milhões de consorciados ativos, mais de R$ 316,70 bilhões em negócios e 4,18 milhões de novas cotas, as perspectivas para 2024 são promissoras
Data marca a decisão sobre as taxas de juros, tanto no Brasil como nos EUA