Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MUNDO

Micro e pequenas empresas lideram criação de empregos formais no Brasil

MPEs foram responsável por 80% das novas vagas com carteira assinada em julho

Por Redação SDI
04/09/2023

Foto de uma carteira de trabalho e uma mão assinando um documento ao fundo

As micro e pequenas empresas (MPEs) têm se destacado como protagonistas na geração de empregos formais no Brasil. 

Em julho, esses negócios absorveram um impressionante percentual de 79,8% das novas vagas de emprego com carteira assinada no país, totalizando 113,8 mil postos de trabalho dentre o total de 142,7 mil criados durante o mês, segundo o Sebrae.

Esse resultado diário chega à média notável de 3.670 vagas formais.

Comparativamente, as médias e grandes empresas (MGEs) contribuíram com apenas 13,5% das vagas criadas, somando 19.229 empregos. 

Em 12 meses

No acumulado do ano, a liderança das MPEs na geração de empregos formais é ainda mais notória. Elas responderam por 70,8% dos 1,1 milhão de empregos criados no Brasil até o momento, em contraponto aos 16,4% gerados pelas MGEs.

Os setores de serviços, construção e comércio lideraram a abertura de vagas nas MPEs em julho, contribuindo com 46,7 mil, 26,1 mil e 25 mil vagas, respectivamente.

Entre as atividades mais proeminentes estão a construção de edifícios, restaurantes e serviços de alimentação, além do transporte rodoviário de carga.

Este sétimo mês consecutivo com resultados positivos ressalta a resiliência das MPEs em um cenário econômico desafiador. Desde dezembro, o último mês em que as MPEs tiveram mais demissões do que admissões, esse setor tem se mantido como um ponto de destaque na geração de empregos formais no país.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp