MUNDO

Milhares ficam ilhados em festival após tempestade nos EUA

Temporal transformou evento em lamaçal; foi confirmada a morte de uma pessoa

Por Redação SDI
04/09/2023

Foto ampla de uma pessoa andando sobre a lama no festival Burning Man

Mais de 70 mil participantes do festival Burning Man enfrentaram um verdadeiro “êxodo” após evento de contracultura organizado no final de semana, no deserto de Nevada, nos Estados Unidos. 

A chuva forte e constante transformou o solo compacto do deserto de Nevada em um lamaçal, criando dificuldades para os participantes.

No domingo (3), as autoridades confirmaram a morte de uma pessoa no evento no deserto de Black Rock e iniciaram uma investigação, sem fornecer muitos detalhes. 

Os organizadores declararam que planejavam liberar a saída dos veículos a partir do meio-dia de segunda-feira, horário local. No entanto, relatos da agência de notícias Reuters indicam que os veículos começaram a partir desde o amanhecer, sendo as estradas abertas pelos organizadores. 

O trajeto de saída envolve uma estrada de terra não pavimentada de 8 km até a rodovia mais próxima. 

O festival está situado a cerca de 24 km da cidade mais próxima e a mais de 170 km ao norte de Reno. Para aliviar o tráfego, os organizadores solicitaram que os participantes adiassem a partida até a manhã de terça-feira.

O festival

O Burning Man atrai anualmente dezenas de milhares de pessoas ao deserto de Nevada para dançar, criar arte e experienciar uma comunidade temporária autossuficiente de indivíduos com ideias afins. 

A edição deste ano foi inaugurada em 27 de agosto e estava prevista para encerrar nesta segunda-feira (4). 

O evento teve origem em 1986 como um pequeno encontro em uma praia da Califórnia e se transformou em um acontecimento frequentado por celebridades e influenciadores das redes sociais, com ingressos custando US$ 575.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp