GOVERNO

Trabalhadores do serviço público Federal podem entrar em greve

Categoria cogita paralisação após proposta de reajuste de 1% para 2024

Por Redação SDI
04/09/2023

Foto da esplanada dos ministérios em Brasília

A possibilidade de uma greve está pairando sobre o setor público federal do Brasil, à medida que as entidades que representam os trabalhadores discutem uma proposta de reajuste salarial de 1% para o próximo ano, contrastando com o aumento de 9% concedido em 2023.

O anúncio do governo na última terça-feira (29) revelou uma reserva de aproximadamente R$ 1,5 bilhão no orçamento de 2024 para esse reajuste. No entanto, as centrais sindicais destacam que esse valor equivale a uma recomposição de menos de 1% do salário.

Rejeição

A proposta, apresentada durante a quarta reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores, foi recebida com descontentamento pelas representações sindicais. 

Por outro lado, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Lopez Feijó, assegurou que o governo se esforçará para buscar formas de ampliar os recursos.

Apesar dessa intenção, as entidades sindicais já sinalizaram a possibilidade de uma greve geral. Elas argumentam que o valor proposto é insuficiente para compensar as perdas salariais decorrentes da inflação, impactando a qualidade de vida dos servidores.

Além da greve, que será discutida em plenária nacional da categoria, lideranças consideram organizar manifestações para pressionar o governo. 

Nenhuma data foi definida até o momento.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp