Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Economia

Gasolina puxa alta da inflação: IPCA sobe 0,12% em julho

Volta da alíquota cheia do PIS/Cofins influenciou na alta, segundo IBGE

Por Redação SDI
14/08/2023

Gráfico da inflação acumulada de julho de 2022 a julho de 2023

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) divulgou os dados sobre a inflação do mês de julho, levantada a partir do Índice Nacional de Preços aos Consumidor Amplo, o IPCA.

Depois da retração de 0,08% em junho, o último levantamento mostrou uma alta de 0,12% no mês de julho. Vale lembrar que a inflação vinha desacelerando desde fevereiro deste ano, e registrou em junho o único mês de deflação de 2023 até agora.

De acordo com o IBGE, dos nove itens do IPCA, cinco apresentaram alta. Entre estes, o setor de transportes (1,50%) foi o principal responsável, com destaque para a gasolina, que registrou aumento de 4,75%. 

O analista do Instituto, André Almeida, justifica que a alta foi puxada principalmente pela volta da alíquota cheia do PIS/Confis. Este imposto foi suspenso em março de 2022, com previsão de durar até dezembro, porém, o então presidente, Jair Bolsonaro, não revogou a suspensão conforme o planejado.

Além dos transportes, apresentaram alta as despesas pessoais (0,38%), saúde e cuidados pessoais (0,26%), educação (0,13%) e artigos de residência (0,04%). Na outra ponta, os grupos que registraram queda são: vestuário (-0,24%), habitação (-1,01%) e alimentação e bebidas (-0,46%). O grupo da comunicação permaneceu neutro, em 0,0% de variação.

Com isso, o Brasil passa a ter uma inflação acumulada de 3,99% em 12 meses, registrando em 2023 alta de 2,99%, número este que corresponde às metas do Banco Central para o ano.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp