Otimizar a produtividade na empresa não precisa ser um trabalho árduo. Se você já tentou algumas táticas, mas não viu muito resultado, talvez não esteja seguindo métodos testados e comprovados. Mas não se preocupe com isso, neste post nós separamos todas as informações que você precisa para gerenciar o tempo e as tarefas da melhor forma possível.
A partir dos 7 hacks a seguir, você verá que com uma boa estratégia é possível alcançar resultados incríveis na sua rotina de trabalho. Continue lendo e aprenda!
1. Crie um bom ambiente de trabalho
Uma rotina de trabalho funcional e acertada passa necessariamente por um ambiente que seja propício a isso.
Afinal, como exigir organização e eficiência dos colaboradores se a própria estrutura do negócio remete ao caos e a falta de clareza sobre o que precisa ser feito para superar os obstáculos?
Por isso, o primeiro passo é organizar o ambiente, facilitando a rapidez e eficácia nas ações relacionadas às responsabilidades do negócio e a um bom fluxo no desempenhar das tarefas.
Não é à toa que lojas investem em uma iluminação aconchegante, música de fundo e até mesmo decoração estilizada com a intenção de encantar a clientela.
Mesmo que seu negócio funcione a portas fechadas, como escritórios e galpões, você precisa pensar em formas de facilitar o trabalho dos colaboradores e tornar os processos mais ágeis e acertados.
2. Invista na sua formação e de sua equipe
Se você quer melhores e maiores resultados, então precisa investir na sua formação e de sua equipe. Conhecimento é poder e sem ele você pode ficar refém das próprias limitações, por não saber fazer algo de uma forma aprimorada e diferente do que tem realizado.
Não subestime isso, até porque, hoje, no mercado são muitos os cursos nas mais diversas áreas e com os mais diversos preços e períodos de duração que podem ser aproveitados.
Para escolher a melhor formação, faça um diagnóstico primeiramente dos principais entraves que seu negócio vem enfrentando.
Vamos dizer, por exemplo, que os conhecimentos de web e informática na sua empresa estejam defasados. Então, o mais provável é que você precise investir em formações nessa área com o intuito de acelerar o desenvolvimento do empreendimento.
3. Melhore a comunicação interna
Desentendimentos e ruídos ocorrem por conta de uma comunicação mal articulada. Não é por menos que grandes empresas investem massivamente no setor de comunicação interna para ter a certeza de que toda a visão de trabalho está bem alinhada com os diversos colaboradores.
Em um ambiente menor, você também pode fazer isso, e com um custo também mais baixo. Reuniões periódicas (lembre-se de estipular um tempo para início e fim para não se tornar um engodo), boletins impressos em murais, listas de e-mail e até mesmo mensagem direta no celular, seja via aplicativo ou SMS, são ótimas soluções. Aproveite as ferramentas existentes para melhorar isso em seu negócio.
4. Reconheça seus colaboradores
Coloque-se por um momento no lugar dos seus colaboradores: você continuaria vestindo a camisa da empresa dia após dia se não fosse reconhecido por sua dedicação, esforços e resultados alcançados? Infelizmente e por diferentes razões, é isso que acontece em muitos negócios que podem começar bem e depois assistirem a um alto nível de turnover com seus colaboradores.
Se você não os reconhece, eles se sentirão desvalorizados. Isso inevitavelmente levará à desmotivação e até a pedidos de demissão assim que os profissionais encontrarem uma oportunidade que lhes pareça mais interessante. Você sabe bem que o processo de contrato e demissão não é algo simples e tem um custo para a empresa. Evite essas reviravoltas valorizando seus colaboradores.
5. Tenha planos de ação bem definidos
Você sabe qual o principal desafio da sua empresa? Já delineou aonde quer chegar nos próximos anos? Se nunca passou esse tipo de pergunta por sua cabeça, então é sinal de que seu negócio ainda não tem planos de ação bem definidos. Obviamente, conduzir qualquer empreendimento dessa forma pode levar a desdobramentos desastrosos.
Em vez disso, tome as rédeas do seu negócio e estruture um plano de forma inteligente. Alguns passos a serem seguidos são:
- Identificar pontos fracos e fortes da empresa para saber com exatidão o que precisa ser melhorado mais urgentemente.
- Definir ações e prazos com metas a serem cumpridas para sanar o que estiver ruim e continuar fortalecendo e aprimorando o que está dando certo.
- Estipular objetivos de médio e longo prazo como 5 ou mesmo 10 anos, a fim de projetar a longevidade e sustentabilidade do seu negócio para tempos futuros.
Sem isso, você fica à mercê de improvisos e incertezas sobre os rumos da sua empresa. Não aja dessa forma e seja mais assertivo sobre o que quer para seu negócio.
6. Desenvolva sua gestão de tempo
Quanto tempo você tem levado para resolver questões importantes do seu empreendimento? Será que não tem se perdido em meio a diversas tarefas e responsabilidades? Muitas vezes, em situações como essa, é comum a sensação de que o trabalho não rendeu e a produtividade deixou a desejar. Se esse for seu caso, é hora de desenvolver sua gestão de tempo.
A melhor maneira de fazer isso é estipulando prazos diários para realização de tarefas. Se é preciso organizar o estoque, por exemplo, em quanto tempo isso pode ser feito sem atrasos? Crie a estratégia mais adequada e deixe-a clara para si e para todos os colaboradores envolvidos nesse processo.
7. Utilize ferramentas para otimizar processos
A tecnologia tem facilitado muito a gestão empresarial. Utilizar essas ferramentas para otimizar a produtividade no trabalho é uma ótima pedida. Não existe mais razão para ficar dependente da papelada e telefonemas que até algumas décadas atrás era de praxe nos negócios.
Hoje, existem softwares e aplicativos capazes de facilitar o controle de estoque, precificação dos produtos, folha de pagamento, capital de giro e diversas outras questões que são essenciais em uma boa gestão. Aproveite essas facilidades do mundo moderno para impulsionar seu empreendimento.
Como pôde ver, não é difícil produzir mais em menos tempo, basta se organizar. Agora que tem as informações certas, será muito mais fácil realizar isso.
Se gostou de descobrir como fazer mais em menos tempo por meio desses 7 macetes sobre produtividade no trabalho, compartilhe este post nas redes sociais. Muitas pessoas ainda precisam entender como realizar isso corretamente.