Quem trabalha com vendas, sabe que esta não é uma tarefa fácil. Não basta manter as portas abertas, o negócio precisa escalar e gerar lucro, certo? Com esse objetivo em mente, muitos empresários querem descobrir como vender mais.
Embora não exista fórmula mágica nem receita única, pois cada negócio tem as suas particularidades, você pode se beneficiar de alguns direcionamentos poderosos para alavancar as suas vendas executando algumas estratégias que funcionam em qualquer empresa.
Se você quer otimizar o processo de vendas da sua empresa, continue a leitura e descubra neste post 8 hacks que vão fazer o seu negócio decolar.
1. Aproveitar melhor sua base atual de clientes
Você sabia que fidelizar um cliente antigo custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo? Isso significa que definir estratégias para manter a sua clientela fiel deve fazer parte do seu plano para aumentar as vendas.
Além disso, você pode trazer pra dentro do seu negócio um público que já ouviu falar do seu produto, tem certo conhecimento sobre a sua empresa, mas ainda não decidiu comprar. Mas como aproveitar melhor o potencial de clientes antigos e de consumidores mais próximos ao seu negócio?
Uma das melhores maneiras de fazer isso é prospectando, ou seja, conhecendo melhor a clientela e até mesmo outros consumidores que ainda não fazem parte, mas podem vir a integrar seu público. A ideia agir da maneira mais acertada diante desses consumidores, fazendo campanhas que atinjam em cheio esse público, como cartão fidelidade, presente de aniversário para os clientes mais antigos e fiéis, descontos especiais etc.
Você também pode utilizar estratégias de marketing para vendas. Esse trabalho pode ser feito de forma terceirizada ou, caso você tenha uma boa equipe de marketing, pode realizar isso com os próprios recursos humanos da sua empresa. O importante é entender melhor o cenário no qual se encontra para fazer o jogo virar a seu favor.
2. Atrair mais clientes
Ainda que fidelizar clientes antigos seja muito mais barato do que conquistar novos, também é importante definir estratégias para atrair consumidores. Para isso, usar o mundo digital hoje em dia é fundamental, pois é nas redes sociais que você vai encontrar muitos clientes em potencial.
Nesse cenário, você pode utilizar estratégias orgânicas, gerindo suas mídias, oferecendo conteúdo e apresentando o seu produto sem precisar colocar dinheiro nisso. No entanto, para ir além, você deve considerar o investimento em anúncios e patrocínios, como no Facebook e Instagram (Facebook Ads) e Google (Google Ads).
Campanhas em rádio, televisão, outdoor e outras mídias fora do modelo informacional também podem funcionar bem se você souber direcionar o anúncio para o seu público e tiver condições financeiras para investir nisso. Mas é preciso saber aonde seu público está e qual o uso que ele faz dessas mídias, em alguns casos, é necessário investir em várias plataformas.
O marketing digital é um dos pilares do mundo contemporâneo para vários tipos de negócio. Estude essa questão a fim de identificar em qual categoria o seu empreendimento se encaixa.
3.Fazer parcerias do tipo ganha-ganha
Vamos combinar uma coisa fundamental: uma parceira só é construtiva e faz sentido às partes envolvidas se todos saem ganhando, não é mesmo? Se você quer descobrir como vender mais, é importante não isolar o seu negócio. Fique aberto a parceiros que podem trazer algum diferencial ao seu empreendimento e aprenda com essa troca de experiências.
Isso vai desde fornecedores até mesmo outras empresas que não concorrem diretamente com o que você oferece. É cada vez mais comum ver negócios que se complementam e até dividem o mesmo espaço físico a fim de agilizar esse processo e potencializar as oportunidades. Essa estratégia também é conhecida como coworking.
Não se feche e mantenha-se antenado. É provável que relações do tipo ganha-ganha estejam muito mais próximas do que você imagina.
4.Criar ofertas especiais
Todo mundo gosta de obter um bom custo-benefício em tudo que compra. Oferecer ofertas especiais é uma forma de fisgar a clientela e fazer ela perceber que você se interessa por essa questão e está aberto a boas negociações.
Um exemplo básico disso são os descontos para quem compra mais de um produto ou mesmo os famosos “queimõe” de estoque. Enfim, é possível desenvolver várias estratégias de acordo com o perfil do negócio e que são capazes de chamar a atenção da clientela.
Não subestime essa estratégia e saia na frente.
5.Gerar valor para o seu produto
Outra questão muito importante é entender que hoje, talvez mais que nunca, há um número maior de pessoas interessadas em consumir algo que tenha um valor para além do que aquilo representa ou da funcionalidade que possui.
Não que essa questão seja totalmente nova, mas se você vende produtos ecologicamente corretos ou utiliza os princípios da sustentabilidade na sua emprea, por exemplo, pode utilizar esse ponto a seu favor na hora de agregar valor ao empreendimento.
Em uma era na qual as notícias correm rápido e se alastram facilmente, você pode se beneficiar de forma significativa desse aspecto se souber explorar isso no marketing do seu negócio. Lembre-se, porém, que marketing não é prometer o que não faz a fim de parecer bom mas, de fato, ter uma imagem alinhada com o que você oferece. Caso contrário, o que poderia ser benéfico pode se voltar contra você.
6.Investir em tecnologia
Para além de todas essas questões que dialogam direta ou indiretamente com marketing e propaganda, você precisa cuidar de outra questão que já é considerada básica: investir em tecnologia.
A automatização de processos, a agilidade na resolução de problemas e a expansão e alinhamento da comunicação interna e externa da empresa são alguns dos pontos fortes desse quesito.
Quando se realiza a maior parte do trabalho manualmente e ainda dependendo de modelos arcaicos, você não só fica atrasado em relação à concorrência, como pode ver a clientela abandonando o barco. Deixe a parte mecânica para as máquinas e aproveite do capital humano do seu negócio para criar soluções mais inteligentes e diferenciar o seu empreendimento. Dessa forma, todo o trabalho valerá muito mais a pena e você pode gerir melhor os recursos financeiros do seu negócio.
7.Melhorar a infraestrutura
Quando chegam novos produtos ao seu negócio, como se dá checagem deles? Tudo é feito à mão? Quantos colaboradores precisam ficar ocupados para resolver isso? Esse é só um pequeno exemplo que acrescenta o que falávamos no tópico anterior sobre tecnologia.
Se modernizar é se tornar mais ágil e capaz em um mundo que munda tão rápido e a todo momento. Melhorar a infraestrutura passa por tornar todos os processos mais otimizados a fim de que o seu negócio seja competitivo e estratégico. Resistir às novas tecnologias é o mesmo que ficar preso no tempo e ver as melhores oportunidades passarem em frente aos seus olhos.
Não vá por esse caminho.
8.Oferecer garantias
Quem é que não gosta de garantias? Por mais acertado que seja o seu marketing, suas campanhas publicitárias e a tecnologia de última geração presente em seu negócio, nada disso estará completo se o cliente não se sente seguro com a compra. Por isso, trabalhe com produtos de qualidade e sob os quais você poderá oferecer garantia, gerando assim valor para a sua empresa e fidelizando a clientela.
Como pode ver, não é tão difícil vender quando se tem os direcionamentos corretos e se sabe quais são os passos para aprimorar o seu negócio. Agora que tem as informações certas, aproveite para tomar as rédeas da mudança e alcançar os resultados que tanto vem almejando.
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