Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de hotéis é conseguir levantar recursos pra capital de giro, manutenção, reforma ou mesmo ampliação. Embora existam algumas linhas específicas de crédito para hoteis, pequenos e médios empreendimentos enfrentam dificuldades na hora de captar o recurso necessário.
O BNDES, principal banco que atende a este tipo de operação é bastante burocrático. Além de impor uma extensa lista de exigências, viabiliza a negociação direta com grandes empreendimentos, mas não utiliza a mesma ponte na hora de fechar transações com empresas menores.
Com isso, além de pagar as taxas de remuneração e de intermediação financeira do próprio BNDES, muitos estabelecimentos ainda precisam bancar os encargos dos Agentes Financeiros, o que encarece consideravelmente os custos deste tipo de operação.
A situação complica ainda mais para empreendimentos que não estão localizados no Norte e Nordeste – onde o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco da Amazônia possuem linhas especiais – ou em cidades que não sejam consideradas turísticas, uma vez que o Ministério do Turismo em parceria com o BNDES oferece condições específicas para estes municípios.
Pensando nessas demandas de pequenos e médios hotéis e pousadas, a Redesul desenvolveu o Projeto de Crédito para Hotéis. Além de possibilitar que empresas do ramo consigam levantar crédito para capital de giro, manutenção, reforma e ampliação no tempo que o empreendimento necessita, trabalhamos com um sistema que garante uma boa economia, já que não existem juros.
Se você quer conhecer a alternativa para captar recursos 10 vezes mais barata que empréstimos e financiamentos, continue a leitura.
Características e vantagens
O Projeto de Crédito para Hotéis foi estruturado para contornar as dificuldades enfrentadas por pequenos e médios empresários do ramo na hora de captar recursos, sem que haja necessidade de recorrer a empréstimos bancários ou financiamentos.
Isso significa que através deste projeto, você consegue:
- Manter o fluxo de caixa do hotel sempre e constantemente aquecido, sem problemas para cumprir com as obrigações financeiras;
- Gerenciar o negócio com a tranquilidade de saber que o capital de giro não está apertado, sem se preocupar com imprevistos;
- Planejar custos de manutenção, reforma ou ampliação em curto, médio e longo prazos (sem onerar o caixa);
- Investir em melhorias sem descapitalizar a empresa;
- Levantar dinheiro rapidamente ou de maneira programada sem comprometer o fluxo de caixa;
- Obter recursos pagando 10 vezes menos que financiamentos.
A base do projeto
Não há muitas alternativas disponíveis no mercado para levantar crédito para a rede hoteleira, principalmente para estabelecimentos que não estão localizados em cidades turísticas. No entanto, existe uma maneira de captar recursos SEM PAGAR JUROS. Isso significa que é possível conseguir crédito sem a necessidade de recorrer a financiamentos ou empréstimos bancários.
O que permite a aquisição de crédito rapidamente e sem juros é o consórcio imobiliário. Com esse sistema, é possível definir estratégias de contemplação de acordo com o tempo que o seu negócio precisa.
Os resultados são excelentes, porque é possível levantar capital de maneira barata, sem precisar se comprometer com uma dívida longa e cara, que suga o caixa do hotel.
Isso é possível porque não há cobrança de juros, o que existe é uma taxa de administração cerca de 10 vezes menor que os juros dos financiamentos.
Crédito para hotéis: um sistema para todas as necessidades
Usando o sistema de consórcios, é possível levantar crédito para as mais variadas necessidades de acordo com as condições e pretensões do hotel:
Capital de Giro
Para levantar capital de giro através deste sistema, é necessário ter um imóvel em nome da empresa ou do empresário. A partir disso, o investidor entrará em um grupo de consórcio de imóveis. Quando for contemplado, ele realiza uma operação de compra e venda desse patrimônio entre a empresa e um sócio. E tudo isso sem pagar juros. (Existem estratégias para adiantar a contemplação ou adquirir crédito imediatamente, como você verá mais abaixo).
Manutenção
Levantando recursos com um consórcio, é possível manter sempre o caixa aquecido e programar com tranquilidade as despesas periódicas com manutenção e contratos de prestação de serviços. E tudo isso sem precisar tirar dinheiro de outros setores.
Reforma ou ampliação
O consórcio de imóveis também viabiliza crédito para hotéis sem juros para a reforma ou ampliação. Fazendo isso, o setor hoteleiro consegue projetar espaços de acordo com a sua demanda e crescimento. É possível custear desde projeto arquitetônico, mobília (consórcio de serviços) até bancar toda a obra.
Construção
Se a intenção do hotel é crescer e formar uma rede, por exemplo, o consórcio também se apresenta como uma alternativa bastante inteligente. Com esse sistema, é possível planejar esse investimento desde a compra do terreno, aquisição de material, contratação de serviços até a construção completa, liberando o crédito de acordo com o andamento da obra, no tempo que o novo empreendimento necessita.
Adiantando a contemplação
A maneira tradicional de ser contemplado num consórcio é aguardando pelos sorteios, que podem acontecer dentro do período que durarem os grupos. Em um consórcio imobiliário o período máximo de duração é 180 meses, entretanto, existem estratégias que permitem adiantar a contemplação. Umas dessas estratégias é a oferta de lances.
Oferecer um lance nada mais é do que antecipar o pagamento de algumas parcelas do consórcio. Se for a maior oferta do mês, o consórcio é contemplado e fica disponível para liberação.
O Lucas Lazzari, empresário de Minas Gerais, utilizou exatamente esta estratégia e conseguiu o crédito que precisava logo no primeiro mês:
Para fazer essa oferta, você pode usar recursos próprios ou utilizar um percentual do próprio crédito para ofertar um lance embutido e ser contemplado mais rápido. Isso significa que a empresa não precisa, necessariamente, ter dinheiro no caixa para oferecer lances.
Além dessa estratégia, o consórcio ainda permite a aquisição instantânea de crédito.
Crédito imediato
Sua empresa não precisa se submeter aos empréstimos bancários para levantar dinheiro rapidamente. No consórcio, existe a possibilidade de investir em uma carta contemplada, adquirindo um consórcio que já foi sorteado ou contemplado via lance.
O processo consiste basicamente em comprar uma carta contemplada que tenha o valor de crédito que o hotel precisa. O empresário, então, paga o valor parcial da carta (o que ela custou até o momento da contemplação, mais um spread ao dono do crédito) e assume as parcelas restantes.
Mesmo pagando um ágio por essa cota contemplada, o valor investido é significativamente inferior aos juros pagos em empréstimos; daí o motivo da procura por essas cotas ser maior do que a oferta.
Depois, é só realizar a operação de compra e venda de uma de suas propriedades – que pode ser um imóvel residencial, comercial, terreno, apartamento – e transformar a carta de crédito em dinheiro. O bem deve ter uma avaliação igual ou superior ao valor do saldo devedor da carta de crédito e essa operação também pode ser realizada entre parentes, como pai e filho ou irmãos.
Se você quer entender melhor como funciona o consórcio contemplado, baixe agora mesmo o nosso guia completo e gratuito de cartas contempladas:
Alguma dessas soluções parecem interessantes?
Agora que você conhece as estratégias para conseguir crédito para o seu hotel sem pagar juros, já pode decidir com mais propriedade sobre as soluções mais econômicas e inteligentes.
Se você acredita que levantar recursos para capital de giro, manutenção, reforma ou ampliação sem pagar juros é interessante para o seu hotel, o que você deve fazer agora é se cadastrar para conversar com um especialista da Redesul. Ele entrará em contato para saber das suas condições e pretensões e, assim, desenvolver um plano específico voltado às necessidades do seu hotel. Para fazer o cadastro, basta clicar na imagem abaixo: